Minha Frase preferida desde o mes de julho de 2013


"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque (ela a amizade) não existe." Jean Cocteau

Seres Espelhados Espalhando Sonhos e Delírios como eu

Translate

sábado, 1 de dezembro de 2012

CORREIO ELETRÔNICO, SPAM, SCAM - INSEGURANÇA DIGITAL



Se a celeridade e a capacidade de transportar arquivos digitais fizeram do 
Correio Eletrônico o serviço mais popular da Internet, também o transformaram numa ferramenta para a prática de crimes cibernéticos. Então, como nenhum arsenal de segurança é 100% “idiot proof” – ou seja, capaz de proteger o usuário de si mesmo –, convém pôr adotar algumas medidas simples, mas funcionais:

·        Manter duas ou mais contas de email e reservar uma delas (preferencialmente criada num serviço de webmail gratuito) para preencher formulários e cadastros em sites de compras ou participar de blogs, redes sociais, fóruns de discussão etc. evita uma enxurrada de SPAM e fecha as portas para o SCAM.

·        Convém também desautorizar o envio de anúncios, ofertas especiais e assemelhados, e jamais fornecer o endereço de email pessoal ou profissional sem antes conferir a política de privacidade de qualquer site e saber o que, exatamente, os administradores irão fazer com seus dados. Para evitar problemas, o melhor é criar um email temporário ou utilizar o BugMeNot.

·        Proteger a privacidade de seus contatos é fundamental. Ao enviar emails para múltiplos destinatários, insira os endereços no campo CCO (cópia oculta) e ao reencaminhar mensagens, apague todos os endereços exibidos nos cabeçalhos anteriores.

·        Mensagens com anexos ou links são sempre perigosas, mesmo quando recebidas de alguém supostamente acima de qualquer suspeita (existem malwares capazes de se auto-enviar para todos os endereços de email armazenados nos sistemas infectados). Se sua vovó ficou de mandar a receita daquela torta que só ela sabe fazer, tudo bem, mas se o anexo trouxer “fotos daquele fim de semana inesquecível” e o remetente for desconhecido, convém ficar esperto.

·        Emails apelativos ou aparentemente importantes (“fotos proibidas da modelo tal”, “seu nome foi negativado no SPC”, etc.) requerem cuidados redobrados. Se a curiosidade o impedir de eliminar prontamente essas mensagens, salve os anexos naÁrea de Trabalho e esquadrinhe-os com seu antivírus (na dúvida, e submeta-os ao crivo simultâneo de dezenas de ferramentas de segurança com o Virustotal).

ObservaçãoVirustotal também checa URLs, mas para verificar links suspeitos, sugiro recorrer a um scanner como o TrendProtect ou o URLVoid – já para analisar links encurtados, use o Sucuri (para mais detalhes, clique aqui e aqui).

Mais essa do nosso amigo e editor Fernando Melis, dicas e informações preciosas para os desavisados com relação aos e-mails recebido. Caso queira visitar o Blog do Nosso mestre Fernando Melis clique aqui e leia matéria publicada em 17 de setembro de 2012.

3 comentários:

  1. boas dicas

    fashionpassionomg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz.
    Obrigado por replicar estas humildes postagens, amigo.
    Abraços e até mais ler.

    ResponderExcluir
  3. Um otimo post que da minha parte muito ageadeço
    Nunca é demais espalhar estes avisos amigos!
    beijinhos

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade o quanto desejar.
Se apenas leem eu gosto. Mas se comentam eu adoro!
Volte sempre para o abraço entre sonhos e delírios
Catiaho Alc/Reflexo dAlma
CONFIRAM MEUS OUTROS BLOGS
http://reflexodalma.blogspot.com/
http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
http://eunoseossinos.blogspot.com.br/
http://refletindosobrealimentacao.blogspot.com/
http://reflexotrocandoimpressoes.blogspot.com.br/
http://catiahoalcseloparceriapoesia.blogspot.com.br/
http://frasesemreflexos.blogspot.com.br/

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...