Web Statistics

Minha Frase preferida desde o mês de julho de 2013

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque (ela a amizade) não existe." Jean Cocteau

Seres Espelhados Espalhando Sonhos e Delírios como eu

Translate

sábado, 5 de outubro de 2013

Lixo Eletrônico e Meio Ambiente

INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos, muitos equipamentos (exemplos: computadores, televisões, celulares, etc.) vão sendo desvalorizados e sendo trocados por produtos novos, por esse motivo não são mais utilizados acabam no lixo, causando um grande dano ao planeta, pois se não bastasse os aterros sanitários, agora temos os lixões tecnológicos. Um dos problemas está relacionado aos perigosos componentes químicos presentes nesses equipamentos. O que poucas pessoas sabem, é que eles podem ser reciclados e transformados em outros bens.
LIXO ELETRÔNICO x CENTROS DE RECICLAGEM
Lixo Eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes de equipamentos eletrônicos como: computadores, celulares, televisores, radio etc. Está história começou na última década, quando ninguém sabia o que fazer.
Enquanto isso, quem sofreu foi o meio ambiente. Nos aterros sanitários que recebem o lixo comum, começou a surgir, aos poucos, uma nova categoria. Este lixo libera algumas substancias, por exemplo, mercúrio, cádmio, berílio e chumbo prejudiciais para o meio ambiente podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera, caso sejam queimados. Alem do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos para a nossa saúde. Podemos explicar um pouco sobre estas substancias e as sua causas para o homem.
Chumbo: Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.
Ádmio - É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.
Níquel - Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.
Mercúrio - Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.
Zinco - Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.
1.1 O ciclo do Lixo eletrônico
Toda matéria que constitui na terra é formada por etapas, com o lixo eletrônico não é diferente. Ele passa por 5 etapas até chegar ao seu destino correto.
Veja quais são:
Lixo Eletrônico
1.2 Países que contribuem para o desenvolvimento e a diminuição do Lixo Eletrônico
Podemos de certa forma, dizer que este lixo vem de países como Alemanha, Suíça e Holanda, dentre outros, que se enquadra em países “civilizados”. No Brasil, o problema se torna um pouco pior, este lixo na maioria das vezes acaba sendo jogado nos lixões juntamente com outros tipos de material, sendo, que com este fator ajuda no aumento da contaminação.
Existem também países que contribui para melhorar esta situação, criado novos projetos e acordos globais.
Reciclagem
Apesar de o problema estar se alastrando, muitas empresas estão tentando diminuir esta situação, reutilizando alguma peça para a fabricação de novos aparelhos, mas, devemos saber que não há uma legislação que estabeleça o destino correto para a sucata digital ou que responsabilize os fabricantes pelo seu descarte. Temos que lembrar também de algumas intuições e países que colaboram para essa diminuição.
Nos países desenvolvidos, há a opção de reciclar o lixo eletrônico levando seus velhos aparelhos eletrônicos a um centro de reciclagem de eletrônicos legítimo, que conduza reciclagem local. Já no Brasil foram adotadas medidas diferentes, procurar centros de reciclagem autorizados ou instituições que trabalham com população carente e fazem um bom uso tanto do computador montado como desmontado, por exemplo. Reciclar se torna uma solução importante contra este problema existente em alguns aparelhos que contem minérios que podem ser extraídas em beneficio ao meio ambiente, por exemplo, o ouro e a prata.
Sabemos que cada dia que passa fica mais cientes de que só estes fatores não irão vencer a quantidade imensa de lixo. Nós, homens também podemos ajudar começando a reciclar devidamente o lixo eletrônico. Temos que colocar as mãos na consciência e agir de maneira correta.
Para começar devemos reduzir, reutilizar e reciclar estes aparelhos eletrônicos, inicialmente não nós render ao mercado, pois, se seu aparelho tiver um bom funcionamento não tem o porquê trocar, estenda vida útil deles, por mais que os avanços tecnológicos estejam evoluindo cada vez mais.
Se pensarmos na seguinte forma: se você comprar hoje um produto que acabou de ser lançado amanhã poderá se arrepender, motivo aparecera outro bem melhor. Por isso pense duas vezes antes de se submeter a este consumismo que mais tarde será prejudicial a você e o espaço que lhe abriga (terra).
Em São Paulo - Por ano, são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico. Um problema que se agrava com aumento do consumo desses equipamentos.
Um vagão de carga de um trem capaz de dar uma volta completa no mundo. Essa é a quantidade de lixo eletrônico produzida pela humanidade todos os anos, de acordo com estimativas da organização não governamental Greenpeace.
Para ser mais exato, são 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, composto de computadores, celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, com ciclos de reposição cada vez mais curtos vão parar no lixo e já representa 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.
Entre as substâncias tóxicas encontradas no lixo eletrônico figuram mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio, retardastes de chamas (BRT) e PVC. Estas substâncias podem causar diversos danos à saúde humana, tais como distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento.
1.1 Tendências
O mercado de reciclagem tem-se desenvolvido muito nos últimos cinco anos, com a entrada de empresas multinacionais e a crescente utilização de produtos feitos a partir de material reciclado. A tendência de crescimento desse setor na América Latina é da ordem de 70%. Como a reciclagem tem uma importância grande para o mundo e o mercado já está saturado em vários países, muitos grupos estão migrando para o Brasil em busca de novos negócios e oportunidades nessa área. Nossa maior dificuldade está no amadorismo da coleta. Ainda não temos um processo adequado para isso, até mesmo porque a educação ambiental não está sendo implantada como deveria. Os três aspectos básicos que impulsionam a reciclagem podem ser resumidos na educação, nas leis que pressionam a sociedade e os produtores a serem mais responsáveis e na economia. Por aqui, ainda estamos trabalhando mais com o aspecto econômico e temos que fomentar a questão dos impostos que são muito altos.
1.2 Etapas da reciclagem
A reciclagem é um processo composto de três fases: coleta e separação, revalorização e transformação. Nessa última etapa, o material coletado, descontaminado e revalorizado passam a ser matéria-prima para a fabricação de novo produto. Somente após o fechamento desse ciclo é que podemos dizer que houve reciclagem.
CONCLUSÃO
Os aterros sanitários estão cada vez mais cheios de lixos eletrônicos alem dos outros.
A população e os órgãos do governo têm que conscientizar as pessoas e as próprias empresas para não adquirirem aparelhos eletrônicos sem necessidade. O Brasil tem o pior índice de lixo eletrônico.
Existe a reciclagem, porem é difícil, nos países desenvolvidos há um modo de reciclagem diferente do Brasil.
O índice de lixo por ano é assustador, os processos de reciclagem estão desenvolvendo-se cada vez mais, mas cada um tem que fazer sua parte só assim vai obter um mundo mais limpo.
Fonte: infocao.dominiotemporario.com
Estudos e referencias no link abaixo:
http://lucidreira.blogspot.com.br/p/estudo.html

Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgados em 2010, indicam que o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico, por habitante, entre as nações emergentes. O levantamento é contestado pelo Ministério do Meio Ambiente. Ainda não existem números precisos sobre a produção de lixo eletrônico no país. Um grupo governamental está realizando um estudo sobre o tema. Assim que for concluído, deve orientar políticas públicas e também ações empresariais para a destinação do lixo tecnológico.

500 milhões de aparelhos obsoletos ou estragados estão na casa dos brasileiros, segundo estimativa do Ministério do Meio Ambiente.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como uma Onda



Seguindo com  a vida
leve
Quase
deixando
que as ondas me
carreguem 
Percebendo que a
 magia
Da vida me  de perto
segue
Mantendo o brilho no olhar
entregue
Deixando pra trás tudo que não
 reluz
De onda em onda voltando  pra
 areia
Esperando a próxima
vez ...
Catiaho Alc.0410013


sábado, 28 de setembro de 2013

TUDO EM CIMA: Matéria publicada em 30 de agosto 2013



Abutres do Partido da imprensa Golpista perdem mais uma!
Diante do resultado da economia no segundo trimestre do ano, com crescimento de 1,5% no período e alta anualizada de 6% - percentuais apurados pelo IBGE e aceitos até pelos mais céticos -, considerar pessimistas os economistas, articulistas e agentes financeiros e políticos que vêm fazendo seguidas profecias de deboche passou a ser simplório. 
O que se quer, na verdade, neste campo em que se enxergam apenas sombras no ambiente econômico e projetam-se chuvas e trovoadas para cada alvorecer, é praticar o antigo jogo do quanto pior, melhor. Ganha nesta parada quem contribuir mais efetivamente para a não reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.
Em outras palavras, as análises econômicas veiculadas nas mais variadas plataformas da mídia tradicional estão se revelando contaminadas pelo interesses político. Se fosse diferente, os números realizados pela economia brasileira coincidiriam com as sinistroses espalhadas diariamente em todos os jornais, revistas e tevês do País. No entanto, o que se vê é uma persistente resistência do Brasil real contra esse Brasil imaginado pelos arautos do caos.
Se não é assim, então vejamos:

Leiam mais clicando no link abaixo.

TUDO EM CIMA: Abutres do Partido da imprensa Golpista perdem mais uma!

Desculpe-me por postar um tema que poucos gostam, Política, mas, ainda refere-se ao tempo próximo passado dos governos que antecederam Dilma e Lula.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hoje eu Só quero que o Dia termine Bem, ta.



Tenho blog desde 2005, mas foi em 2006 que de fato abracei a ideia de ser blogueira. Escrevo todos os dias desde menina e minha escrita sempre teve Alma, há cinco anos vem melhorando. 
Por muito tempo, escrever e publicar era a única forma de me comunicar com o mundo, não importando se era lida ou não. Também não servia escrever e guardar em papel ou enviar para uma ou outra pessoa. Publicar sempre foi o que me dava alívio. Enquanto eu publicava meus gritos, urros de medo, de insatisfação ou de frustração com os seres e situações, nunca recebi uma só queixa ou desaprovação. 
Sempre fui mulher de otimismo à flor da pele, quando passei a publicar textos ou poemas exaltando a alegria de viver, foi ai sim que as criticas vieram com muita força. Os ‘tais’ anônimos resolveram fazer bulling e deixavam muitas e muitas mensagens nada agradáveis e muitas vezes ofensivas. Lembro bem de uma delas: “Você fica ai exaltando a bem viver com palavras doces como se isso existisse, caí na real sua estúpida, a felicidade não existe!” Essa foi uma das mais leves, por isso cito. Do início até essa época em 2007 não fiz amigos, porém inimigos sim. Tentei chamar atenção das pessoas que escreviam e que eram muito lidas. Estas nunca me deram a mínima atenção. Eu literalmente babava vendo a popularidade de gente que nem escrevia ou escreve tão bem. Foi ai que desisti; não de escrever ou publicar, pelo contrario. Depois de estudar bastante sobre a blogsfera, montei um cronograma, separei artigos de jornais e revistas expus em meu mural e assim, já em 2007 projetei a ter meu primeiro bloco de blogs, que era o Reflexo d’Alma (poesia, 05/06, Meus Contos e Textos Afins, 07(textos para adultos) e mais quatro outros blogs. Em seguida me tornei dona de um condomínio de blogs que hoje chega ao numero de 60 blogs em assuntos diversificados e alguns já livros lançados. Há quatro anos muitos dos que não davam a mínima pra minha escrita passaram a ser meus leitores (não diferencio leitor masculino de leitor feminino, são leitores como sou poeta e não poetisa).
Amo escrever. 
Escrevo hoje especialmente por prazer. Me assumo formadora de opinião e não abro mão de compartilhar especialmente aqui no Espelhando a beleza da vida e alegria de viver. Minha vida não é só de lazer. Não vivo em um mundo fictício. Comecei a trabalhar no que idealizei pra mim há pouco tempo e sou plena por esse momento que vivo.
Tenho apenas dois seres que ouço a respeito de meu trabalho: um é ligado afetivamente a mim e o outro critico é alguém que acredito no que diz a respeito da minha escrita desde que nos esbarramos na blogsfera e desde então ele quanto sua família fazem parte não somente da minha vida profissional bem como da minha vida pessoal e afetiva.
Digo tudo isso hoje porque estou satisfeita com os resultados de quase tudo que estou envolvida.
Nunca desisto de meus sonhos, planejo o passo a passo para que cada um seja realidade há meu tempo.
Estou ausente de visitação aos blogs que são de minha alegria visitar, a ausência se dá por motivo justo e logo darei um jeito de estar com vocês todos, pois nosso tempo quem faz somos nós.
Beijos e ótima semana toda.
Catiaho Alc.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EM ORAÇÃO...



Perdão, senhor, se eu não creio em nada,
 mesmo acreditando em tudo. 
Perdão por eu não ir à sua igreja,
 mesmo sabendo que eu cumpro com 
as minhas obrigações pagando a quem
eu devo e respeitando os meus amigos, 
filhos, parentes, 
assim como eu respeito a pátria que eu tanto amo.
 Perdão por eu não dar esmolas
 quando a minha 
humildade não se faz presente.
 Por eu não ajudar a quem precisa só por não ter 
como socorrê-la. 
Perdão por eu não ser o super-homem que 
os meus filhos acreditam e por isso não
 salvar a minha
 cidade da violência à ela cometida. 
Perdoe-me por, tão tarde, 
eu descobrir os meus medos e os meus defeitos,
 por eu voltar cansado à 
casa depois de um longo dia de trabalho 
e me prostrar na rede para fugir
 de novos compromissos. 
Enfim, perdoa-me por eu ser assim, 
tão frágil e igual a todo mundo.
silvioafonso

Bom dia! Bom dia! E Bom dia, ta.

Enquanto vocês acordam para uma nova semana, eu as 05:36 vou me deitar.
Jornada de trabalho  iniciada as 18:00 hs desse lindo domingo
de primavera e termino agora as 05:45.
Assim sendo, resolvi matar saudades postando a capa do meu primeiro
livro, quando tudo era apenas sonho de uma mulher ainda 
muito menina. Hoje aquele sonho ja realizado deram e dão lugar
a muitos outros que vou realizando todos, um a um.
Como  a jornada dessa noite.
Talvez eu  faça a segunda edição, uma vez que 
estrearei o Texto Aziguelê em SP já ja a convite do meu caçula.
Me aguardem.
Bom dia e sejamos felizes sempre que depender de nós.
Catiaho Alc/Reflexo d'Alma 
entre  sonhos e delírios e delírios.

Força das Palavras

 AGIGUELÊ  AZARABUMBÁ
         ISQUEREZÊ  ARIKARUMARUM
                 SERERÊ  IQUEBELELÊ
                       DATIQUEFUM  SABARAQUETUM                                                             

São sons do fundo da gente.
Representam o tudo ou nada talvez
          Fluem do fundo da alma da gente
                Levando emoções e trazendo o sonhar
         AGIGUELÊ AZARABUMBÁ
É não se ter medo
Do que se pode fazer
             ISQUEREZÊ  ARIKARUMARUM
Vamos deixar
 O encanto viver
         SERERÊ  IQUEBELELÊ
Isso é pra mim
Isso é pra você.
DATIQUEFUM SABARAQUETUM
Se solte
E venha aprender!

 Catiaho Reflexo d'Alma 1997
É assim como diz a musica
que acordarei daqui a algumas horas


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...