Web Statistics

Minha Frase preferida desde o mês de julho de 2013

"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque (ela a amizade) não existe." Jean Cocteau

Seres Espelhados Espalhando Sonhos e Delírios como eu

Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

Uma história de luta e consciência






http://lucidreira.blogspot.com.br/2013/11/uma-historia-de-luta-e-consciencia.html


20 de novembro
Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época.
Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas.
Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

Um pouco da história de Zumbi

Zumbi dos Palmares (1655 - 1695)

A imagem da cabeça arrancada de Zumbi, levada ao Recife em 1695 e exibida publicamente, produz dois sentidos antagônicos: o poder opressor é capaz de derrotar os insurgidos, mas uma boa luta de fato nunca morre. Não por acaso, a imagem virou monumento no Rio de Janeiro.
Sabe-se pouco desse grande brasileiro. Nascido no quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas, Zumbi se afirma como grande guerreiro, chefe destemido e último líder do maior foco de resistência negra contra a escravidão no Brasil. Em 1662, ainda menino, teria sido capturado por soldados e entregue ao padre Antônio Melo, que lhe deu o nome de Francisco e os conhecimentos de leitura e escrita em português e latim.
Aos 15 anos, fugiu e retornou a Palmares, adotando o nome Zumbi, evocando, na origem africana, o termo dzumbi: guerreiro, defunto, deus da guerra ou até morto-vivo. No quilombo, que chegou a ter 50 mil habitantes, liderou lutas vitoriosas contra os portugueses. Em 1678, diante de um acordo entre Ganga-Zumba, seu tio e chefe do quilombo, e o governador de Pernambuco, Pedro de Almeida, que garantia liberdade aos nascidos em Palmares, Zumbi envenena Ganga-Zumba, assume a chefia e recusa o acordo. Para ele não bastava viver livre, era necessário libertar os ainda escravos.
Zumbi queria a abolição da escravatura, não apenas a liberdade parcial de seu grupo. As investidas contra Palmares se intensificam e a resposta é dada com extraordinária resistência. Zumbi luta e faz aos seus homens o convite à morte pela liberdade. Em 1694, Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista conhecido pela impiedade, foi convocado pelo governador para liderar a milícia que tinha como missão encontrar e destruir Palmares. Com um grupo de dois mil homens e apoio de pesada artilharia, Velho inicia a busca. Chegou a batalhar com Zumbi, baleando o líder quilombola. O episódio faz surgir o boato de sua morte. No ano de 1695, no entanto, Zumbi lidera ataques a povoados em Pernambuco.
É nesse mesmo ano que Velho chega ao ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares. Uma intensa batalha se iniciou e a comunidade resistiu por vinte e dois dias, antes de ser derrubada. Zumbi foi ferido, mas escapou, continuando a lutar com abnegada resistência. Entretanto, traído por um antigo companheiro, é denunciado, preso e degolado em 20 de Novembro de 1695. Estava morto o herói brasileiro. A data marca no calendário do país o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrando a história do homem nascido livre e morto por desejar a liberdade de seu povo.

Fonte: www.diadaconsciencianegra.com.br,   www.brasil.gov.br
Imagem: Google, meramente ilustrativa

Ainda não estou cansada

Estou no começo do  meu desespero, e só vejo dois caminhos,ou viro doida ou santa. 
São versos de Adélia Prado  retiradas do poema, a Serenata , muito bem exposto no livro de Martha Medeiros,

narra a inquietude de uma mulher que imagina que mais cedo ou mais tarde um homem vira arrebata la, logo ela que esta envelhecendo e esta tomada pela indecisão , não sabe como receber um novo amor não dispondo mais da juventude, e encerra: 
De que modo vou abrir a janela se não for doida? Como a fecharei se não for santa?

Como pode uma mulher buscar uma definição exata para si mesmo, estando em plena meia idade, depois de ter trilhado uma longa estrada , onde encontrou  alegrias e desilusões, e tendo ainda mais estrada pela frente? Se ela tiver coragem de passar por mais alegrias e desilusões, e sabemos que as desilusões devastam , terá que ser meio doida, se preferir se abster de emoções fortes e apaziguar seu coração, então a santidade é opção,

Fico com a máxima de que: Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem esta chamando lá fora.
Minha loucura fala mais alto.

E você? esta mais pra doida ou santa?












Angela Manzotti Blogando por ai

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em tempo de Aniversario de Amizade: Flores para a FamíliaMaisChegadaqueIrmãos! Nada tem sentido se não É vivido plenamente.



Ser poeta não me fez uma pessoa dessas cheia de sonhos quase impossíveis ou me levou a desejar viver em um mundo irreal.
Sempre mantive meus pés no chão, mãos onde pudesse me agarrar na hora necessária e cabeça sim, essa nas nuvens... Olhando o céu em nova formação sempre. Fosse pássaros passando de um lado a outro, uma pipa presa por um fio quase invisível, um avião deixando aquele rastro ou simplesmente o céu infinito como ele só.
Minha mente mantinha a meta: Ser feliz. Com muito ou pouco, mas ser feliz.
Quando a comida era escassa na época da infância, nem me preocupava: não era um problema meu o prover. Mais tarde, quando minha mãe chorava após meu pai chegar de viagem e anunciar: em três dias mais uma mudança de cidade ou até mesmo de estado. 
Eu menina ainda, e o fui por muito tempo, nem me preocupava, arrumava minhas coisas minhas e já estava preparada para o novo e desconhecido rumo. Vinte cinco anos de casados e meus pais já tinham no histórico seis filhos e mais de trinta mudanças.
Portanto, aprendi cedo a assumir somente minhas responsabilidades.
Adulta demorei a entender ser agora de minha inteira responsabilidade o agir e fazer acontecer.
Sempre mantendo a meta de Ser feliz em primeiro lugar, acordei a tempo e hoje a frase que meu amigo detesta a formação, é minha verdade:” Se nasci pra Ser; então simplesmente Sou.”.
Nada tem sentido se não vivido plenamente como, por exemplo:  Sexo sem Prazer Amor sem Paixão - Paixão sem Abrasamento - Amizade sem cumplicidade - Cumplicidade sem Reciprocidade. Nenhuma dessas combinações sobreviver sem o Respeito.
Essa semana aniversaria uma linda amizade, nascida através de contato virtual, foi alimentada por trabalho, acabou se transformando em relação familiar, apesar da distancia geográfica.
 Se minha meta era Ser e me Manter Feliz, já ha tempo atingida, agora ela é completa, pois esse amor nascido em amizade, faz parte desse tal ser feliz e saber viver bem. 
Obrigada ‘Amigos’ por serem exatamente quem são e como são. 
Não somente para essa Mulher Poeta, mas especialmente para meu esposo que abertamente os ama e reverencia desde o primeiro contato. 
Amo vocês três! Catiaho Alc


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Segunda Feira... silvioafonso e...A MULHER FATAL, DE OLAVO BILAC.










Recordo, ao ver-te, as épocas sombrias Do passado.
Minh'alma se transporta À Roma antiga, e da cidade
morta Dos Césares reanima as cinzas frias;
Triclínios e vivendas luzidias Percorre; pára de Suburra
à porta, E o confuso clamor escuta, absorta, Das
desvairadas e febris orgias.
Aí, num trono erecto sobre a ruína De um povo inteiro,
tendo à fronte impura O diadema imperial de Messalina,
Vejo-te bela, estátua da loucura! Erguendo no ar a mão
nervosa e fina, Tinta de sangue, que um punhal segura. 
silvioafonso

domingo, 17 de novembro de 2013

Nesse domingo de volta a Pasargada...


Cansada da viagem não tenho muito a dizer.
Porém competência trás satisfação, calma e muita responsabilidade.
Sinto-me bem, plena e COMPETENTE, dever cumprido.
Se meus ombros(que adoro) estão sobrecarregados, sei que o peso dobrará, sendo boa no que faço
aguentarei firme com sorriso nos lábios.
Mas quando sei de meu trabalho reconhecido, como li da Severa Cabral em seu comentário na postagem desse domingo,
como ouvi da satisfação do escritor Jose Maria, com  seu livro Sermão Vermelho produzindo por mim através do selo Parceria&Poesia, um grande sucesso em critica,
ou por minha própria satisfação;
então eu me entrego e realmente aceito a frase: " Nada, absolutamente Nada resiste ao Trabalho".
Passo esse pensamento aos Colunistas, aos leitores e a todos que desejam ver seus sonhos realizados com sucesso: TRABALHEM acreditando!
Se entenderem Ser alguém  competente e bom no que faz ou nos projetos em andamento esta se: Falem pra essa pessoa desse contentamento com  seu desenvolvimento.
Pois o silencio ou a demora  pode ser algo não muito positivo e desanimador é ruim saber somente por terceiros, nunca aconteceu comigo e se acontecesse eu detestaria com certeza.
Por isso digo : Obrigada: silvioafonso, Lu Cidreira&Simone Reis, Ângela Manzotti, Severa Cabral, Samuel Balbinot, Nádia Santos e Rachel Omena: por serem presentes e generosos postando semanalmente no Blog Espelhando. Vocês são fruto do Meu Trabalho e Crença de Valer à Pena de Reunir Pessoas ao Redor da Palavra.
Catiaho Alc.
Obs: Bem agora depois de 8 horas de viagem vou descansar desejando:
Boa semana a todos e deixo essa linda canção como ins pi ração:





É Preciso Saber Viver
(Roberto Carlos)

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!

O NÉCTAR DE UMA MULHER



Jamais serei o que o mundo me propõe a ser
porque sou dotada de autonomia 
dona de meus atos e conquistas 
mistério de luz e néctar do sexto sentido
Sou um barco que germina 
as águas de minha imaginação
a canção de amor que engrandece
 os acodes de meus sentimentos
um universo de estrutura
 tingido de ardor
Sândalo do oriente cheia de sabor
 vencida pela alegria de viver
musa de inspiração
 fogo e paixão
Nota musical de uma canção
 num belo poema da criação

Ao amor 

E entre lençóis de seda bordado
todas as manhãs renasce nosso amor
Teus beijos e caricias cobrem meu corpo
e me entrego extasiada de teus desejos
Perco os sentidos e teu coração me chama
e como feras selvagens
 ao amor nos entregamos
Depois de amar-nos compartilhamos a luz do sol
que entra na fresta de nosso suor
nos olhamos na alma 
e voltamos a amar-nos como todas as manhãs
agora já não fazem falta as palavras


sábado, 16 de novembro de 2013

IMC - Índice de massa corporal



O que é?
Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida que a maioria das pessoas pode usar para verificar se o seu peso é saudável para a sua altura.
Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura de uma pessoa.
O Índice de Massa Corporal (IMC) fornece um indicador confiável de gordura corporal para a maioria das pessoas e é usado para triagem de categorias de peso que podem levar a problemas de saúde.
O que é um Índice de Massa Corporal (IMC) saudável?
Para a maioria dos adultos, um IMC ideal é na gama de 18,5 a 24,9.
Se o seu IMC é de 25 ou mais, você está acima do peso ideal para sua altura:
25 a 29,9 está acima do peso
30-39,9 é obeso
40 anos ou mais é muito obeso
Se o seu IMC é inferior a 18,5, você está com o peso ideal para sua altura.
Se você quiser calcular seu IMC, consulte Como posso trabalhar o meu IMC? ou tente nossa calculadora de peso saudável.
Essas faixas são apenas para adultos. O IMC é interpretado de forma diferente para as crianças. Se você está preocupado com o peso de seu filho, procure orientação de seu médico.

Excesso de peso IMC

Se o seu IMC é de 25 ou mais, você deve pensar sobre a perda de peso.
Estar com sobrepeso ou obesidade pode aumentar o risco de problemas de saúde, tais como:
doença cardíaca
golpe
diabetes tipo 2
alguns tipos de câncer
pressão arterial elevada (hipertensão)
doença renal

Abaixo do peso IMC

Se o seu IMC é inferior a 18,5, você pode querer falar com o seu médico sobre o ganho de peso.
Estar abaixo do peso pode aumentar o risco de outros problemas de saúde, tais como:
ossos quebradiços (osteoporose)
períodos ausentes em mulheres (amenorreia)
deficiência de ferro (anemia) .
  Índice de Massa Corporal - Eletrônico (IMC)
Entre sua altura, em metros  (ex.: 1.65):
Entre seu peso em kg  (ex.: 67.5):
Pressione para calcular:
Seu IMC é de:
Ou utilize a fórmula abaixo: Fórmula do Índice de Massa Corporal
I MC= P (peso em kg) /A (altura em m) x A =
De posse do resultado compare na tabela abaixo:
I.M.C. Kg/m² - Homens e Mulheres
menor que 18,5BAIXO PESO
18,5 - 24,9NORMAL
25 - 29,9PRÉ-OBESIDADE
30 - 34,9OBESIDADE NIVEL I
35 - 39,9OBESIDADE NIVEL II
Maior que 40OBESIDADE NIVEL III (MÓRBIDA)
Obs: o indivíduo enquadrado na obesidade nível 3 não deve perder tempo, deve procurar um cardiologista e mudar seus hábitos sedentários e alimentares o quanto antes.
Agora que já sabe se é considerado obeso ou não, observe se seu peso está adequado para sua altura.
Tabela desenvolvida pela Metropolitan Life Ensurance Company e representa o peso saudável medido sem sapatos e com roupas leves.

Mulheres (acima de 24 anos)

Altura (cm)Peq.porte (kg)Médio porte(kg)Grande porte (kg)
177.860.8-65.363.5-70.367.6-76.6
175.359.0-63.561.7-68.565.8-74.4
172.757.2-61.759.9-66.764.0-72.1
170.255.3-59.458.1-64.962.1-69.9
167.653.5-57.656.2-63.160.3-68.1
165.151.7-55.854.4-61.258.5-66.2
162.649.9-54.052.6-59.456.7-64.4
160.048.5-52.250.8-57.254.9-62.6
157.547.2-50.049.4-55.353.1-60.8
154.945.8-49.448.1-53.551.7-59.0
152.444.4-48.146.7-52.250.3-57.6
149.843.1-46.745.4-50.849.0-56.2
147.341.7-45.444.0-49.447.6-54.9
144.740.8-44.042.6-48.146.3-53.5

Homens (acima de 24 anos)

Altura (cm)Peq.porte (kg)Médio porte(kg)Grande porte (kg)
190.571.2-76.274.9-83.079.4-89.3
188.069.4-74.472.6-80.877.6-87.1
185.467.6-72.670.3-78.575.3-84.8
182.965.8-70.368.5-76.273.0-82.6
180.364.0-68.566.7-74.071.2-80.3
177.862.1-66.764.9-71.769.0-78.0
175.360.3-64.963.1-69.467.1-75.3
172.758.5-62.661.2-67.665.3-74.0
170.256.7-60.859.4-65.863.5-72.1
167.654.9-59.057.6-63.561.2-69.9
165.153.1-57.255.8-61.759.4-67.6
162.651.7-55.354.4-59.958.1-65.8
160.050.3-54.053.1-58.556.7-64.0
157.549.0-52.651.7-57.255.3-62.1
154.947.6-51.350.3-55.354.0-60.8

A tabela abaixo oferece pesos de referência para adultos entre 55 e 74 anos

ALTURA (em metros)Peso para Homens peso máximo (em Kg)Peso para Mulheres peso máximo (em KG)
1,47-57
1,50-62
1,52-65
1,55-64
1,576864
1,607065
1,637166
1,657267
1,687466
1,707872
1,737870
1,757772
1,788073
1,8084-
1,8381-
1,8588-
1,8895-
Fonte: www.cdof.com.br

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...