Parceria&Poesia

sexta-feira, 20 de março de 2020

PELO SIM PELO NÃO


O filho de um amigo ganhou muito dinheiro, mas disse que só ia ao maracanã se dividirem o combustível e o estacionamento com ele. O que deixou o pai muito triste.  Então me lembrei que jamais o pai tinha cobrado qualquer despesa que fizesse com os amigos. Inclusive me falou que não tinha criado filho para dizer o que disse.  Para não demonstrar o quão triste havia ficado com aquilo, até porque na cartilha do rapaz existia a palavra TALVEZ, decidiu desabafar. Eis o que o pai me contou:
- "Pode ser que em algum momento o meu filho tenha dito SIM quando deveria ter dito NÃO ou na pior das hipóteses um TALVEZ fosse melhor ter falado.  Por isso ou por aquilo o meu filho está sem dinheiro.  Eu sempre pedi que pensasse muito antes de usar tal palavra. Não vou dizer que o SIM é a resposta dos fracos, mas que o NÃO  é a resposta dos ponderados e inteligente, eu vou sim senhor.  Quando  um filho pede pra fazer qualquer coisa e a gente concorda ele sai feliz da vida dizendo que somos o melhor pai do mundo ao passo que ao nos ouvir dizer NÃO primeiro vai pergunta o por quê, e se a gente não tiver uma resposta convincente ele nos  chama de carrasco e jura que não gosta mais de quem somos.  No primeiro caso damos a entender que desejamos nos livrar de sua presença, pelo menos naquele momento, mas no fundo é para vê-lo sorrir de felicidade ou para ouvi-lo dizer que somos fantásticos, por isso concordamos com o seu pedido. No segundo a criança se obriga a pensar antes de pedir qualquer coisa o que a tornará ponderada,  fora o ensinamento que levará consigo para o resto da vida.
Eu, silvioafonso, costumo dizer que o SIM é a resposta dos preguiçosos, de quem não precisa justificar a resposta que deu, enquanto o NÃO é a resposta dos racionais. É preciso ler muito, conversar com quem sabe o que fala e pensar para dizer NÃO.  Essa palavra é construtiva ao passo que o sim não é nada mais, nada menos que o aplauso  que damos no teatro, mesmo que não gostemos da peça”.
UMA CANÇÃO QUE TALVEZ NÃO COMBINE COM O TEXTO OU 
COM O MOMENTO
QUE VIVEMOS, TODAVIA É ELA QUE MINHA MENTE INSISTE 
QUE EU DEVO PUBLICAR







12 comentários:

  1. Mais um belíssimo texto! Adorei:)

    -
    Giramos juntos, numa bolha. Mundo imperfeito
    -
    Beijos e uma excelente tarde em quarentena!

    ResponderExcluir
  2. O texto do mestre Silvio Afonso,nos faz refletir. Refletir sobre o nosso papel no mundo e sobre a nossa relação com as pessoas. E penso que a função do escritor é fazer refletir, pensar. Belo texto, boa escolha. Beijos e tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Touché,
      Os textos do mestre
      mesmo quando brincam
      nos fazem refletir.
      Bjins

      Excluir
  3. Sim ou não? São difíceis, porque ambos requerem ou lógica exata, ou prova!
    Excelente dúvida, querida Catia!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler
    Muito bom
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Bons filmes para a quarentena...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Silvio! Perfeito! Eu mesmo aprendi a dizer não. Coisa mais chata é concordar com tudo e bater palmas para um teatro banal e sem graça. Devemos aprender, a dizer aquilo que está entalado na garganta. Ontem fiz isso e hoje sou um amigo melhor do meu amigo. Grande abraço. Tenha uma feliz semana, com todos os cuidados.

    ResponderExcluir
  6. O texto é uma beleza, mestre e amigo Sílvio! Mas eu me permito supor que, algumas vezes, o TALVEZ seja, talvez, a resposta mais adequada; afinal, o tempo muda muitas coisas. :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/