Espalhados Espelhando

Translate


segunda-feira, 20 de maio de 2024

Con Versa Eu quero - Com Canção - Con Texto silvioafonso A TERRA DO NUNCA - Com Versos Era só

 

 Eu quero

Parecia tão frágil quando olhavam pra ela.
Mas na sem dúvida
 era apenas uma proteção contra
gente que invade a alma para destruir 
de dentro 
pra fora sem piedade.
                            
Eu quero minha 
possibilidade de conjugar 
no meu tempo o verbo que eu quiser 
com toda liberdade.
Quero viver como sempre vivi:
sem amarras e sem bandeiras de
sinalização por toda parte.
Quero de volta o direito de abraçar ao amigo,
ao conhecido e ao desconhecido sem
que o medo me ponha o dedo na cara.
Quero sentar na praça sem que digam
que enlouqueci, ainda que
louca seu seja por viver do meu jeito
sem jeito.
São tantos verbos presos feito nó
na linha abaixo da garganta que o
coração parece mais um cofre trancado
por dentro.
Quero sim o meu direito a todos os transitivos 
e instransitivos diretos ou indiretos 
que o sujeito simples, composto, eliptico e 
indeterminado me proporcionarem 
novamente sem medo livremente
conviver. 
CatiahoAlc.

Com Canção
Essa canção me reporta
a pessoas que me são caras...
e sempre que toa
na aula de zumba 
revivo nossos bons 
momentos.


Con Texto


A TERRA DO NUNCA

Ela veio de longe. 
Viagem demorada e cansativa, 
mas não se queixou. 
O importante é que veio cumprindo 
com o prometido e não por outro
 motivo senão conhecer aquele que 
mais tarde se tornaria unha de sua carne 
e ela carne de suas unhas. 
Foi lindo o encontro daquelas pessoas. 
Ele, com suas verdades fantasiosas e ela, 
cheia de sonhos a realizar. 
A conversa fluiu entre risos, brincadeiras e verdades. 
Ela seria um tipo comum não fosse a beleza e
 a inteligência que demonstrava. 
Sabia do risco, mas, determinada 
como era, cumpriu a jornada. 
Determinada talvez não fosse a palavra certa, 
mas atrevida lhe caberia melhor. 
Ela era a curiosidade em pessoa. 
Perguntava o que não tinha resposta 
e falava mesmo
 que nada lhe sugerissem. 
Ele, um jogador contumaz. 
Daqueles que falam em uma rodada de pôquer
 como se tivesse straight flush para jogar. 
Na verdade, Carta Alta era a mão que ele tinha. 
O pior é que não se cabendo de felicidade falava, 
não para confundir, se, na verdade, 
com Royal Flush, talvez  um Full House, 
ele tivesse para jogar. 
E riam por entre prateleiras de livros,
 casas de boinas e chapéus esquisitos. 
Casas de suco, padaria e 
um terminal de ônibus sem graça
 e vazio.
 A felicidade, esse estranho sentimento 
que tem por  defeito espantar os tempos 
felizes que, às cegas, alça voo e fere 
as pessoas mais próximas com suas 
asas para sumir na lembrança. 
Esse mesmo tempo que foge com 
a felicidade dos outros estagna ao p
rimeiro sinal de tristeza, 
dor e sofrimento. 
E os dois estavam felizes, muito felizes, 
por isso o desastrado voo os levou 
à história. 
Com ele o tempo levou o riso e
 a gargalhada que se ouvia de longe. 
Só não levou as lembranças. 
Faz tanto tempo, mas sabemos que 
os dois estão bem. 
Talvez bem de mais para quem não
 fez nada tirar o sol de trás das nuvens 
e trocar a lua e as estrelas de lugar.
silvioafonso



Com Versos

Era só 

Na verdade, 
aquela menina era um vulcão 
em múltiplos sentimentos disfarçados
e sensações muito bem guardadas; 
apenas a espera daquela
 única fagulha...
Ainda assim
 era apenas só uma menina.
Aliás era não,
é sempre será uma menina;
só que não mais
assustada.
CatiahoAlc.

-----------------------------

17 comentários:

  1. Fiquei-me pelo poema "Eu quero" que me agradou muito e me fez pensar que devemos viver como queremos e o nosso coração consente.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, belos textos que leio ouvindo o grande Gilberto Gil cantando essa música gostosa demais de ouvir.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. El primero de los poemas me parece toda una declaración de intenciones con las que estoy de acuerdo.
    La canción no solo me gusto incluso me hizo mover los pies a su ritmo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, minha amiga! O poema inicial mostra, com delicadeza, a importância de defendermos as nossas liberdades. O texto do mestre Sílvio lembrou-me, muito, o Estrela Manhã que publiquei, lembra? Já o poema com que encerra, dize-me muito: é bom ser sempre menino, embora já não assustado! :) Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo catiaho.
    Tao envolventes os seus versos

    ResponderExcluir
  6. Vocé quer e inspira a querer también .. vocé sabe comunicar...
    Abrazo admirado Oeta Catiaho!!

    ResponderExcluir
  7. Vocé quer e inspira a querer también .. vocé sabe comunicar...
    Abrazo admirado Oeta Catiaho!!

    ResponderExcluir
  8. Grato pela tua gentil carinhosa visita. Me encantou!
    Aqui... onde existem reflexos espalhando amigos, também se espalha bela poesia, deliciosas canções e muito bom gosto! É um doce fascínio entrar no teu belo espaço minha amiga! Gostei muito.
    Te deixo um grande abraço. Voltarei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que veio e
      que linda sua forma
      de se expressar.
      Volte sim e sempre.
      Bjins

      Excluir
  9. Foi bom ter vindo aqui...

    No Dia do Abraço, deixo o meu com carinho :)

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.