Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

É Fato (Poesia de 2010)


É fato.
Não quero mais reter,
nem nada,
nem ninguém.

É fato.
que não desejo mais sob a pele 
a roupa que esconde.
Muito menos  que com desdém me olhem.

É fato.
Que parece impossível,
do fato fazer o ato
não o trato, nem o pacto.

É fato
que  o coração vacila
acelera diante da partida,
paralisa temendo a solidão.

É fato. 
Que o forte sempre vai sobreviver.
Que se um vai outros virão.
E que só após a morte, dizem haver redenção.
CatiahoAlc/Reflexo d'Alma
201020181427 Canção de Chico Buarque
Ciranda da Bailarinha
com
 Adriana Calcanhoto
Essa poesia revela mais do que nós podemos admitir conferindo a letra que,
É FATO
que>:

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem

E não tem coceira
Berruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem

Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela

Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado

Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho

Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem

Procurando bem
Todo mundo tem

-----------------------
É ou não É verdade o que a letra da canção diz
----------------------------------------------------------------------------

É Fato
"Quando depender de vós, tende paz com todos"(VB)
Eu vivo em um lugar que me deixa viver em paz. Isso no sentido de sossego. 
No sentido de não viver sobressaltada.
Vivo  de certa forma isolada por viver a 700km de amigos que me são caros e da família de sangue. 
Vivo perto, no mesmo Estado em que moram meus dois filhos e suas famílias, Eles na casa e na Vida Deles e Eu e o Par na nossa Vida.
O Par tem o trabalho Dele e Eu o Meu.
Digo que vivemos em férias, porque nada do que fazemos profissionalmente é para o sustento da mesa ou sobrevivência. Lógico que nem Eu e nem Ele trabalhamos de graça/sem pagamento, tudo é valorizado à partir do custo que alguém tenha de ter, Eu não entendo, mas é assim que funciona. Meu contato com  o mundo externo, seja família de sangue, amigosafilhados ou autores par quem trabalho é feito  via celular, isso É fato.
Quando percebo algo que pode me tirar o sossego Eu simplesmente ABSTRAIO.
Como por exemplo: meu celular que quase substitui o notebook, apresentou problema há alguns dias e desde então está na manutenção. 
É um problema Sim, pois não tenho tido contato com ninguém e isso inclui AmigosAfilhados e pessoas do meu trabalho de Assessora Editorial. 
Os clientes que tenho não são do lugar onde Eu vivo e sim de todo Brasil e do Exterior.
Mas ABSTRAÍ.
Liguei a tecla do 'F' e me enfiei na faxina: seja da casa, ou do meu jardim e plantas ou de papelada que inclui rever textos antigos.
Tem sido um tempo meio solitário e que tem suscitado sentimentos não positivos da parte dos que  Eu falo no dia a dia. Mas  sem pestanejar, prefiro a segurança de todos, do que deixar que sejam afetados pelo que NÃO sei ainda direito o que É.
TENHO CERTEZA DE QUE Logo tudo voltará ao normal, seja hoje, amanhã ou um dia. 
Se o celular não for salvo, darei jeito de comprar um novo: É Fato.
Nesse momento sustendo intensa saudade e vou revendo fotos de Momentos Cristalizados.
É Fato:
Estou contente/satisfeita com essa situação? Logico que NÃO!
Não estar CONTENTE/satisfeita não quer dizer que Não estou FELIZ.
Minha FELICIDADE não é comprometida por imprevistos. 
Estes vem e vão.
Por isso estou exercitando o ABSTRAIR.
CatiahoAlc./ReflexodAlma,18 de outubro de 2018:10:18h

Imagens d'Eu por aí em Viagens com 
Esposo e AmigosAfilhados
Cadê Eles? Passeando, curtindo e registrando oras!












 Vou ficando por aqui.
Ótimos dias para todos!





30 comentários:

  1. Bom dia, querida amiga Cátia!
    Estou reconhecendo o Hotel em Conservatória... creio ser o Vilarejo... a mesma varanda... será?
    Gosto muito de lá e da tranquilidade do local.
    interessante a abordagem do abstrair.
    Ontem à noite, conversava com uma nora sobre esta abstração tão necessária para algumas pessoas até ... Estamos empenhada nisto com "indiferença " espiritual ...
    Gostei muito do que li aqui...
    A música é do estilo que aprecio: boa letra ... faz bem à alma.
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia,
      É ele mesmo. Não nos hospedamos nele,
      sim em outro lugar tão bom e aconchegante como ele.
      Mas ao passearmos pela cidade tão linda
      não nos contivemos em registrar.
      Abstrair é importante Mulher.
      Deus a abençoe também.
      Bjins

      Excluir
  2. Seus poemas merecem ser canções, seus versos seguem a linha, são herdeiros dos grandes compositores da tradição brasileira. Ao menos o que conheço eu. Parabéns.

    Abraçaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, eu não sou compositor. Mais recomendo seus poemas. Só falta quem possa cantá-los...

      Excluir
  3. Carlos!
    Que alegria esse seu comentário me trás.
    Vamos conversar, quem sabe
    você não me alegra com uma canção
    para uma dessas poesias?
    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde:- Que saio feliz por tão belas fotos, poesia e prosa... é um fato.
    .
    * Palavras escritas no silêncio do coração *
    .
    Deixando cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil!
      Que encanto essas suas palavras!
      Puxa até me fez pensar em uma postagem completa.
      Vou ao seu blog e da Larissa mais tarde,
      combinados?
      Bjins

      Excluir
  5. Que lindo amiga esta poesia, que de fato traduz muito de voce e talvez de qualquer um de nós.
    Muito linda e belos momentos em ilustrações.
    Que a vida seja este fato de estar de bem com a vida e consigo.
    Semana que flui bela para você.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho,
      A Vida deve ser uma
      delicadeza.
      Precisamos exercitar o bem viver.
      Há problemas? Logico.
      Mas sempre haveremos de dar
      um jeito de seguir bem e adiante.
      Bjins

      Excluir
  6. Gostei da ironia fina que permeia esta publicação.
    A vida é composta de fases, há que ser feliz tendo
    em mente o carácter de transitoriedade...
    Ditosos dias primaveris.
    Abraço amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo.
      Adorei a 'ironia fina'.
      Dias felizes pra
      você também querida.
      Bjins

      Excluir
  7. Aproveite esse sol e essa luz.
    Isso é o mais importante.
    Bjs, bfds

    ResponderExcluir
  8. Facto é que olhares e prosa estão fantásticos!!! Bj

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Lindas palavras!
    Tens facilidade, parabéns!
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Belo poema, tudo lindo e muito inspirador por aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Buenas noches , te doy las gracias por tu visita , y bueno viene a visitarte y tu blog está lleno de poesía y muy bien decorado con esas fotos tuyas que nos enseñas bellos lugares .
    Un abrazo y desearte un buen resto del día.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Tudo muito bem estruturado... Parabéns :))

    Hoje com: Não sei se fomos os dois um só, noutra vida

    Bjos
    Votos de uma boa noite e um feliz fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      estive por lá hoje
      e gostei
      muito. E que bom que
      você veio.
      Bjins

      Excluir
  13. É fato que a querida amiga dilapida as palavras e nos arrebata para as sinuosidades do teu belo e inspirado poema
    Beijinhos e um feliz domingo

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Cátia, gostei muito dessa sua postagem, na qual estão incluídos o teu belo poema, a música de Adriana Calcanhoto e, finalmente, o texto no qual você fala de sua vida, para qual estabeleceu determinados limites, mas pelo que senti, sem conter nada que possa desestabilizá-la. Parabéns.
    Um bom domingo,
    Beijos
    Pedro

    ResponderExcluir
  15. É fato que esse seu post é maravilhoso,amiga Cat. Custo um pouco a ler pq só com o celular fica difícil.

    Texto e essas fotos todas excelentes.

    Beijos sabor carinho,obrigada pela visita e um domingo maravilhoso de paz

    Donetzka

    ResponderExcluir
  16. Catiaho, é facto, é sempre facto... A vida é um facto, sempre um facto para encaminharmos a nosso contento, se podermos e quando podermos. Contudo não podemos deixar de estar alerta, para que o facto sempre seja a nosso favor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. tudo mt bem pensado o texto as fotos parabens amiga gostei mt bjs

    ResponderExcluir
  18. Lindissimo poema, amei as fotos :)

    Beijinhos, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.