Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

É Julho! Viva! E Vamos à Luta

  Sim! Viva a mais esse novo mês que tem início em uma segunda feira! É o mês que aprendi a  reverenciar meus poucos e suficientes amigos ao longo da minha vida, eles me fazem acreditar no ser humano e na capacidade de aprendermos uns com os outros, de nos aceitarmos como somos e assim sem promessas nutrirmos saudáveis e relacionamentos longos. Vocês sabem o quanto são importantes na minha/nossa vida.
     É o mês que em 2006 nossos dois filhos partiram para Arabia Saudita  na 1a viagem a trabalho Artístico Circense.
Sim eu gosto especialmente de julho pois é o mês que  escolho para o Espelhando nascer.
E também porque é o mês que uma Moça especial na minha vida e na vida da minha família 
faz aniversário.
Em fim é um mês de celebração Sim!
Nessa publicação vamos ouvir e conhecer um pouco de Gonzaguinha, suas canções me dizem muito.
CatiahoAlc.
VIVA!

E viva ao sorrir
cantar e
dançar
Que seja nossa vida um
 constante celebrar
E quando e se não houverem motivos
não deixemos de inventar
Vivamos pois agradecidos 
olhando sempre o melhor
dessa vida maravilhosa
que nos brinda com seu calor
Pois mesmo em dias frios 
o coração da gente se agita
aquecendo nosso viver
pois viver é uma dádiva 
e viver bem e com alegria 
é o que aos outros contagia
e nos renova o vigor
CatiahoAlc./Reflexod'Alma


Uma Canção  Especial na minha vida
e um pouco do artista brasileiro Gonzaguinha
E Vamos À Luta



Biografia
No VI Festival Internacional da Canção Popular.
Gonzaguinha era filho registrado, mas não naturaL, do cantor e compositor pernambucano 
Luiz Gonzaga e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.
Compôs a primeira canção "Lembranças da Primavera" aos 14 anos, e em 1961, com 16 anos, 
foi morar no bairro de Cocotá, na ilha do Governador, com o pai para estudar. Mais tarde,
 estudou Economia na Universidade Cândido Mendes. Na casa do psiquiatra Aluízio Porto Carrero 
conheceu e se tornou amigo de Ivan Lins. Conheceu também a primeira mulher, Ângela, 
com quem teve 2 filhos: Daniel e Fernanda. Teve depois uma filha com a atriz Sandra Pêra,
 a atriz e cantora Amora Pêra.
Foi nessa convivência na casa do psiquiatra, que fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU),
 com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve 
importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação.
Caracterizado por uma postura de crítica à ditadura, foi visado pelo DOPS. Assim, 
das 72 canções mostradas a esse órgão, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso,
 Comportamento Geral. Neste início de carreira, a apresentação agressiva e pouco agradável aos 
olhos dos meios de comunicação valeu-lhe o apelido de "cantor rancor", com canções ásperas,
 como Piada Infeliz e Erva. Com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, 
começou a modificar o discurso e a compor canções de tom mais aprazível para o público da época, 
como Começaria Tudo Outra Vez, Explode Coração, Grito de Alerta, Lindo Lago do Amor e O que É o que É,
 e também temas de reggae, como Nem o Pobre nem o Rei.
As composições foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, como Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Simone, Elis Regina (Redescobrir ou Ciranda de Pedra), Fagner, e Joanna. Dentre estas, destaca-se Simone com os grandes sucessos de Sangrando, Mulher, e daí e Começaria tudo outra vez, Da maior liberdade, É, Petúnia Resedá.
Em 1975, dispensou os empresários e tornou-se um artista independente, o que fez em 1986 fundar 
o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos.
Nos últimos doze anos de vida, Gonzaguinha viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher 
Louise Margarete Martins (Lelete) e a filha deles, a caçula Mariana.
MortE
Gonzaguinha morreu aos 45 anos em 29 de abril de 1991, vítima de um acidente automobilístico. 
Ao regressar de uma apresentação em Pato Branco, no Paraná, o cantor dirigia um Monza por volta
 de 7h20 da manhã em uma rodovia no sudoeste daquele estado, quando colidiu com um caminhão.
Gonzaguinha estava se dirigindo para Foz do Iguaçu, de onde seguiria de avião para Florianópolis, onde tinha um show agendado.[8]
Homenagens
Em 2017, Gonzaguinha foi tema do carnaval da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, com o enredo 
"É! O Moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio!".
 A Estácio era a escola de coração do cantor, nascido no Morro de São Carlos, bairro Estácio, 
no Rio de Janeiro.
A escola de samba Império Serrano escolheu como enredo para seu desfile no Grupo Especial em 2019, 
o sucesso de Gonzaguinha O Que é, o Que é?, usando a canção também como o samba-enredo, 
num recurso inédito no carnaval carioca.
 IMAGENS DO VERDE A COR DE MINHA ESPERANÇA















9 comentários:

  1. Viva e que JULHO seja lindo como todos merecemos! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Lindo Julho pra você.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Para mim, também, julho é um mês especial: é nele que faço aniversário! :) Bela homenagem a Gonzaguinha, que considero um dos nossos melhores artistas, e belas fotos também. Resumindo: ótimo post! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Welcome July!!
    It's very hot in Louisiana.

    Thank you for the video, a nice song.

    Kisses

    ResponderExcluir
  5. Uma postagem muito positiva, enaltecendo o novo mês que hoje começa!
    Faço votos para que sejam 31 dias muito felizes.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei muito chocada quando Gonzaguinha morreu. Gostava bastante das suas músicas.
    Tenha um Julho muito feliz!

    ResponderExcluir
  7. Entendo que o artista está sempre renascendo..cada dia é pleno e necessário a renovação.
    'Eu busco todo dia renascer /Fecho o olho, a paz tá ali/Disso eu não vou me perder/Sem reter, só fluir
    Sem voltar, só seguir/Levando a cura/Libertação do medo de existir' - versos do grupo sintese..canção novo dia.. um excelente mes prá vc..muita paz e inspiração

    ResponderExcluir
  8. Oi Cátia! JUlho chegou e com ele nossas lutas diárias continuam!Gostei de ler sobre Gonzaguinha. Sua morte prematura nos deixou saudades e uma grande lacuna na nossa M.P.B. Além do trabalho, julho segue com muitas alegrias da vida. Grande beijo.

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.