Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Perder-se em Bibliotecas Incríveis ao Som de Caetano

                                        


COM VERSOS

Perder-se para encontrar o saber

Leitura e Palavras
Esse conjunto pode muita a vida transformar
Pois em cada livro muitas lições
Sem dúvida vamos sempre aprender

Aprecio sempre as capas
O formato e o assunto
Que sempre acabo 
Por me envolver

E quando os vejo todos juntos
Nas estantes em um só lugar
Me emociono de tal forma
Que quase sempre me ponho a chorar

Cada Biblioteca é um universo
Um lugar sem fronteira que emana saber
Feliz é o que se permite
Dentro de uma se perder 
Catiaho Alc./Reflexod'Alma


CONVERSA
Sou envolvida com a 
PALAVRA desde menina, como já citei ao 
longo da vida. Minha mãe lia muito, 
mas nunca  me mostrou um livro ou 
uma revista ou sugeriu que eu lesse. 
Eu que era curiosa (era porque não sou mais) 
aprendi onde ela escondia (em baixo do colchão) 
e de forma muito sorrateira pegava um 
de cada vez e lia escondido e com pressa. 
Para passar a escrever foi um pulo e 
por toda vida escrevi e guardei. 
É verdade que joguei muito escrito 
fora até meus 27 anos, mas dai em diante 
entendi o que é literatura e parei de 
descartar meus escritos, exceto os pessoais. 
Quando fui para uma escola que tinha biblioteca, 
isso à partir da 5ª série, lá era meu lugar preferido; 
e aí então eu lia sem parar, tanto lá quanto 
levando livros para ler em casa. 
Durante a vida escolar os Sescs me foram 
e ainda são referência  para essa minha  
paixão: Bibliotecas! 
No centro do RJ frequentei a Biblioteca 
Nacional (que é incomparável!), SBT 
(biblioteca de assuntos ligados a teatro), 
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). 
Por essa minha paixão é que depois de encontrar
 uma matéria sobre Bibliotecas decidi expor
 algumas aqui. 
Espero que apreciem. 
                               Catiaho Alc.


Algumas Bibliotecas Incríveis
SUÍÇA — Manuscritos com iluminuras do 
século 9 e o primeiro projeto arquitetônico 
desenhado em pergaminho são apenas 
alguns dos tesouros literários da resplandecente, 
e barroca, Abadia de St Gallen. 
FOTO DE HEEB/LAIF/REDUX

1. Biblioteca Nacional de Praga, República Tcheca


Em estilo barroco (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A Biblioteca do Trinity College, localizada 
em Dublin, é a maior biblioteca da Irlanda. 
A biblioteca tem mais de 4,5 milhões de 
volumes de livros. 
Suas maiores atrações são a Old Library, 
biblioteca com 200.000 volumes decorada com 
bustos de acadêmicos, a harpa mais antiga 
da Irlanda e o Livro de Kells.
3. Biblioteca Nacional do Brasil, Rio de Janeiro
O hall da biblioteca, construído em 
1776 para projetos do arquiteto Joseph Hueber, 
tem 70 metros de comprimento, 
14 metros de largura e 13 metros de altura e 
é a maior biblioteca de mosteiros do mundo. 
Contém 70.000 volumes 
de todo o acervo do mosteiro de 200.000 volumes.
 O teto consiste de sete cúpulas, decoradas
 com afrescos de Bartolomeo Altomonte,
 mostrando as etapas do conhecimento humano 
até o ponto alto da Revelação Divina. 
A luz é fornecida por 48 janelas e 
é refletida pelo esquema de cores original 
de ouro e branco. A arquitetura e o design 
expressam os ideais do Iluminismo.
5. Biblioteca da Abadia de St. Florian, 
Áustria.
A construção da ala da biblioteca foi iniciada 
1744, por Johann Gotthard Hayberger. 
A biblioteca dispõe de cerca de 130.000 
volumes, entre muitos manuscritos. 
A galeria contém numerosas 
obras dos séculos 16 e 17, 
mas também algumas obras do
 medieval-tardio da Escola Danúbio, 
particularmente por Albrecht Altdorfer.

6. George Peabody Library - Baltimore, Estados Unidos
(FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A Biblioteca George Peabody está 
localizada no campus da Peabody em Mount 
Vernon Place, na cidade de Baltimore, 
Maryland, EUA. Inaugurada em 1878,
 é reconhecida pela sua impressionante 
arquitetura interior. A biblioteca é composta
 por uma coleção de referência contendo 
mais de 300.000 títulos, a maioria dos quais
 datam do período entre os séculos XVIII e XX. 
Entre as áreas mais importantes estão as 
coleções de arte, arqueologia e arquitetura 
britânica, história britânica e americana, 
biografia, literatura inglesa e americana, 
línguas românicas e da literatura, clássicos 
gregos e latinos, história da ciência, geografia,
 além de livros sobre exploração e viagens,
 incluindo uma grande mapoteca.

7. Handelingenkamer - Haia, Holanda
Antiga biblioteca do Ministério da Justiça (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A Antiga Biblioteca foi construída no 
século XIX e, como não havia eletricidade, 
o teto foi construído com uma cúpula de vidro 
com chumbo para permitir o máximo de luz 
possível. Embora a biblioteca tenha quatro andares, 
a luz passa pelo térreo devido às escadarias
 e balaustradas abertas de ferro fundido.

8. Biblioteca Nacional Austríaca - Viena, Áustria
Sala imperial

A Biblioteca Nacional Austríaca, 
localizada em Viena, foi fundada na 
Idade Média pelos Habsburgos e 
chamada de Biblioteca do Tribunal de Justiça
 até 1920. 
Com mais de 7,4 milhões de registros, 
é uma das mais ricas biblioteca da Áustria.
 Contém o depósito legal, a bibliografia nacional, 
o depósito de trabalhos acadêmicos, 
e também grandes coleções de incunábulos, 
mapas e atlas confeccionados em papiro 
e escritos em línguas artificiais, 
para além de vários documentos inconográficos.

9. Biblioteca Beinecke de Livros Raros 
e Manuscritos da Universidade de Yale - Connecticut, Estados Unidos
(FOTO: ERZA STOLLER/ESTO)

Inaugurada em 1963, a biblioteca é conhecida 
por sua fachada de mármore translúcido e pela 
torre envidraçada protegendo os renomados 
livros mundiais — um arranjo dramático 
resultante das exigências particulares de 
um conjunto de artefatos literários. 
Este projeto único, muito na linhagem 
modernista, mas em contraste com 
os estilos revivalistas do restante do campus 
de Yale, apenas tornou-se apreciado 
graças à passagem do tempo; 
as mesmas escolhas ousadas que hoje são 
celebradas, foram vistas como causa de 
desprezo e críticas.

10. Bibliothèque Nationale de France 
- Paris, França
(FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A Biblioteca Nacional de França destina-se 
a ser o repositório de tudo o que é 
publicado na França. 
Projetado pelo arquiteto Labrouste, 
o edifício foi construído em uma armação de ferro.
 O espaço mais notável é a sala de leitura, 
povoada por finas colunas com os seus 
capitéis coríntios e cúpulas com 
claraboias envidraçadas que, elevando-se 
a mais de nove metros do solo, são o meio 
difusor de luminosidade no interior da sala.

11. Biblioteca Joanina - Coimbra, Portugal
(FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do 
século XVIII situada no Palácio das Escolas
 da Universidade de Coimbra, no pátio 
da Faculdade de Direito da Universidade 
de Coimbra. 
Apresenta um estilo marcadamente barroco, 
sendo reconhecida com uma das mais
 originais e espetaculares bibliotecas
 barrocas europeias. Além de local de 
pesquisa de muitos estudiosos, o espaço
 é ainda frequentemente utilizado para 
concertos, exposições e outras manifestações
 culturais.
 Fonte desta Matéria/Publicação: Editora Contexto Mar 25, 2009
https://medium.com/@editoracontexto/25-bibliotecas-mais-incriveis-do-mundo-4db5c8474ebf  


CANÇÃO COM CAETANO VELOSO




40 comentários:

  1. Maravilhosa poesia e nada melhor do que visitar bibliotecas...Lindas as aqui trazidas! beijos, chica e ótimo fevereiro!

    ResponderExcluir
  2. Que gostar de ler. Que belas as bibliotecas que nos mostrou. É sempre um gosto ouvir Caetano.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. É isso, bibliotecas e Caetano. Caetano e bibliotecas. São os livros que acordam os diamantes e a leitura os lapidam. Senti falta da Biblioteca do Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. É tão bonita e tão rica e muito próxima de nós (E veja que não falei da Biblioteca do Gabinete Português de Leitura de Salvador, pois seria legislar em causa própria, risos).
    beijo,

    ResponderExcluir
  4. O Gosto pela leitura tem de nascer com a pessoa! Gostei da sua publicação. Obrigada pela partilha!
    -
    Tenho ciúmes, confesso ao céu estrelado
    -
    Beijo. Uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. Ler não é só adquirir conhecimento. Ler é também compreender os trajetos da vida, desvendar o complexo labirinto dos afetos, abrir novos horizontes!
    Ler é também uma forma de amar!

    Maravilhosas bibliotecas que nos mostras!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Qué gran entrada, Catiaho. Te la agradezco... Y Caetano cierra el círculo como el gran maestro que es.

    Abrazo grande. amiga.

    ResponderExcluir
  7. Belas bibliotecas bem recheadas de livros com muta história .Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Fantásticas essas bibliotecas, amiga! E concordo inteiramente com você; adoro a leitura, que tantos mundos novos e maravilhosos nos dá a conhecer! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Poesia fascinante, fotos maravilhosas, publicação no seu todo magistral. O meu rasgado elogio
    .
    Feliz início de semana.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  10. Vivaaaaaa, Cathia
    Um post de fôlego neste meu regresso a este lugar.
    Isto está bom_im! Parabéns.
    Música, confidencias, poesia, cultura, cultura.
    Ler, ler, ler, ler!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agostinho,
      Eu tenho apreço por todos que
      leem aqui,
      mas você eu demorei tanto a conquistar
      a atenção que chego a
      perder o fôlego com suas palavras.
      Bjins

      Excluir
    2. Sabe, minha ausência não é por desmerecimento da Catia, eu é que tenho andado ao pé coxinho.
      Mas vou retomando. Prometo voltar.
      Por agora, um beijo.

      Excluir
  11. Você precisava ter conhecido a Biblioteca
    Nacional nos meus tempos de escola e olha
    que isso não faz tanto tempo assim. Na minha
    época não tinha visita programada para turista
    ou curiosos rondando pelos corredores, porque
    as pessoas que lá iam, iam para estudar e eu
    era um deles. Todos os dias lá estava eu com a
    minha carteirinha de "consulente" e morrendo
    de sede de aprender para, mais tarde, ser a
    pessoa que sou. Poucos, hoje em dia, sabem que
    estamos falando de uma das 10 maiores bibliotecas
    do mundo e a primeira na América Latina. E se
    eu não estou enganado a biblioteca em questão
    veio substituir uma livraria portuguesa que um
    incêndio e depois um terremoto destruíram em
    Lisboa, Portugal.
    Cátia, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. silvioafonso,
      Eu conheci quando morava no RJ
      nos anos 90 e ontem conversando com o Al
      eu perguntei se ele lembrava de lá
      do tempo que ele bem jovem ainda ia lá
      para estudar.
      Para estudar eu fui pouco, mas
      fui e ainda vou para levar para
      cadastro os livros dos autores que
      me tem como Editora. Alguns nem lembram
      que tem seus livros lá nessa maravilha
      de Biblioteca. Quanto a hist´ria, você me
      fortaleceu a dar seguimento a
      próxima publicação que falará da BN e do Real
      Gabinete Português. Conhece?
      Bjins e brigadin pelocomentário prosa.

      Excluir
  12. Olá, Catia,
    Gostei muito de seus poemas, que me conduziram até as fotos dessas grandiosas e magníficas bibliotecas, que devemos sempre saudar, por serem pontes do conhecimento.
    Uma boa semana, com saúde e paz.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu, português, de Coimbra, aconselho uma visita à Biblioteca Joanina.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faz muito bem
      porque se na foto ela
      é linda, imagine
      ao vivo Pedro?
      Bjins

      Excluir
  14. Obrigada pela presença e pela oportunidade de vir conhecer sua página, estou aqui apreciando, lendo e gostando muito ."Oh bendito o que semeia livros livros à mão cheia e manda o povo pensar..." Eu amo ler, Catia , e hoje bem menos mas ja fui rata de livrarias- e tenho a maior dificuldade de descartar livros porque as vezes precisamos doar.
    Gostei da postagem e voltarei. Estou dando um tempo no blog 'Flor de Lis', mas continuo postando na outra página_ http://lis-simplesmentelis.blogspot.com / Passalá quando uder,
    Obrigada e deixo abraços ok?

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! Isso que chamo de postagem de luxo, seus belos poemas e essas maravilhosas bibliotecas!!
    Faz tempo que postei também sobre algumas delas, mas as suas estão mais bonitas!rss
    Beijinho, Cátia.

    ResponderExcluir
  16. Magnífica publicação!!
    Livros são amigos sempre prontos a nos consolar.
    Beijo, belo fevereiro, muita saúde.

    ResponderExcluir
  17. Um post muito interessante sobre bibliotecas.
    Gostei muito.
    Continuação de boa semana, querida amiga Cátia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Caetano é uma companhia genial. Isso reflete se na qualidade do produzido. 😊

    ResponderExcluir
  19. Os livros nossos Amigos,
    Disponíveis ao saber...
    São as portas e postigos,
    Abertos até morrer
    E disso somos testigos.

    Delicioso Post na homenagem justa ao Livro de Companhia.
    Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  20. Olá, amei sua visita no meu blog, volte sempre.
    Já coloquei seu blog na minha lista.
    Amei seu post, amo bibliotecas, amo ler.
    Parabéns, grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Que lindas bibliotecas!
    Admiro-a muito por este seu gosto pelos livros e pela literatura!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.