Minha Frase preferida desde o mes de julho de 2013


"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque (ela a amizade) não existe." Jean Cocteau

Seres Espelhados Espalhando Sonhos e Delírios como eu

...

...

Translate

sábado, 21 de setembro de 2013

A cibernética a frente da mente humana!

Acho muito interessante os estudos tecnológicos que o próprio ser humano anda desenvolvendo, quando em estudos feitos para a ciência ainda melhor, e isso está acontecendo, são vários esses estudos, só que a precipitação do andamento é que pega nós todos de surpresa. Sabemos que a ciência está a frente de muitas das experiencias feita em pro da Saúde humana, seja para uma melhor vida e ou pela melhor convivência. Porém esses cientistas denominados de PhD,  Doutores e Engenheiros genéticos, sabemos há muito tempo que são os verdadeiros Cientistas malucos como já dizia D. Hilda  minha mãe em décadas atrás. Daí ficamos nós aqui a pensar, será que isso realmente está acontecendo, será que os tempos que víamos aquela série, Perdidos no espaço, Viagem ao fundo do mar,  já chegou a nossa era atual. É bom ficarmos de olhos e termos muita atenção nessas observações feitas no século 21.

Já imaginou como será o dia em que as máquinas puderem ler seus pensamentos? Calma,

essa tecnologia ainda
vai demorar um pouquinho para se tornar realidade. Mas pesquisadores da Universidade de Radboud deram um passo importante para a conquista dessa tecnologia: eles criaram uma técnica que permite ler o cérebro de uma determinada pessoa e descobrir em que a letra em que ela está pensando (depois de olhar para a tal letra escrita em um papel). Explicando melhor: com análises de ressonâncias magnéticas e um avançado modelo matemático, a equipe pôde reconstruir pensamentos com uma precisão nunca alcançada.
Em vez do uso “comum” das ressonâncias (em que se define qual parte do cérebro está ativada quando o sujeito pesquisado pensa ou faz alguma coisa), os cientistas analisam o cérebro em pequenos volumes de 2 milímetros cúbicos. Essas porções são chamadas de voxels. Ao assimilar voxels a pixels e alimentar o modelo matemático com essas informações, eles puderam reconstruir os pensamentos das cobaias humanas.
Na fase inicial do experimento, a imagem gerada era bem embaçada e difícil de interpretar. Porém, ao “ensinar” de antemão o formato das letras para o modelo matemático, o computador pôde comparar a imagem gerada com as arquivadas antes de dar seu veredito. E aí sim, os pensamentos foram reconstruídos com precisão.
Por exemplo: um sujeito olha para a letra K, os cientistas fazem a ressonância, o programa de computador gera uma imagem dos voxels associados a pixels, compara com os formatos de letra arquivados e declara: K.
O pesquisadores esperam que esse seja apenas o início das pesquisas nesse campo. No futuro, o objetivo é reconstruir pensamentos mais complexos como sonhos ou visualizações. E isso não está tão distante. Eles já estão animados com as melhoras para o próximo experimento: para ler as letras, os pesquisadores usaram uma máquina de ressonância magnética com capacidade de escanear 1200 voxels. Já a próxima máquina que poderão utilizar é capaz de ler 15000 voxels. A ideia é pular do reconhecimento de letras para o de rostos.

Fonte: super.abril.com.br


15 comentários:

  1. Pois é amigo Lu, o conhecimento científico acelerou a partir da 2ª metade do século passado, proporcionando tecnologias inimaginadas antes. A rapidez do processo ocorre hoje de uma forma quase assustadora.
    Um abraço. Tenhas um bom fim de smeana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo e tudo pela atualização de conhecimento.
      Abraço

      Excluir
  2. Lu, eu me encanto com as possibilidades que existem hoje e , quando a TECNOLOGIA é usada para o BEM, melhor ainda!!
    Um grande abraço, meu amigo e sempre meu respeito por esse seu espaço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Malu, estamos simplesmente tentando deixar nossos amigos e leitores apar dos assuntos recentes dos avanços cibernéticos.
      Abraço

      Excluir

  3. Fantásticos os avanços tecnológicos, parecem imparáveis. Como diz a comentadora acima, esperemos que tudo seja encaminhado para o Bem.

    Excelente tema, caro Lu.

    Abraço.

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Olinda, esperamos a mesma coisa, que sempre sejam usados para o bem.
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  4. Belo post! Super interessante esse assunto e que levanta uma série de questões, e no meu caso, mil dúvidas. Eu gosto de ver o avanço tecnológico mas tenho medo da maneira de como todas essas descobertas poderão ser usadas.

    Detestaria ter meus pensamentos ou até mesmo emoções monitorados.

    Isso me assustaria : )

    Beijos

    selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, todos os temas aqui publicados estão nos Blogs originais: http://lucidreira.blogspot.com.br e http://recietasonlinedoiviecidreira.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Fico impressionada com a capacidade humana de ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o uso dos instrumentos e da tecnologia mas também me preocupo com o uso indevido destes avanços.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é para ficarmos com a barba de molho, sabemos que os estudos tecnológicos e científicos é para ajudar ao ser humano em melhorar e corrigir erros que a vida nus oferece, agora para uso contra a vida aí já é outra estória.
      Obrigadopela resposta em comentário.
      Abraço

      Excluir
  6. Sempre serei a favor do avanço tecnológico desde que não tire a liberdade do indivíduo. Mas infelizmente sabemos que muita dessa tecnologia é usada para o mau. Um abraço Lu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, agradecemos de coração a seu comentário.
      Abraço

      Excluir
  7. Lu e Simone, sou sempre a favor de tudo que ajude, que informe
    e que some positivamente
    a nossa vida.
    Lindo fim de semana.
    Bjins
    Catiaho Alc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado estamos tentando deixar nossos leitores em dia com as novidades atuais.
      Abraço

      Excluir

Que bom que veio, fique a vontade o quanto desejar.
Se apenas leem eu gosto. Mas se comentam eu adoro!
Volte sempre para o abraço entre sonhos e delírios
Catiaho Alc/Reflexo dAlma
CONFIRAM MEUS OUTROS BLOGS
http://reflexodalma.blogspot.com/
http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
http://eunoseossinos.blogspot.com.br/
http://refletindosobrealimentacao.blogspot.com/
http://reflexotrocandoimpressoes.blogspot.com.br/
http://catiahoalcseloparceriapoesia.blogspot.com.br/
http://frasesemreflexos.blogspot.com.br/

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...