Minha Frase preferida desde o mes de julho de 2013


"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque (ela a amizade) não existe." Jean Cocteau

Seres Espelhados Espalhando Sonhos e Delírios como eu

Translate

sábado, 19 de outubro de 2013

Poluição do ar uma das causas do cancer




Imagem: Google

Ar poluído traz substâncias cancerígenas como o amianto, o plutônio e a poeira de sílica
O ar que respiramos está repleto de substâncias cancerígenas e contribui com centenas de milhares de mortes por ano, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (AIPC), subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O relatório disse que 223 mil mortes por câncer de pulmão ocorridas em 2010 no mundo resultaram da poluição atmosférica, e que também há fortes indícios de que a contaminação do ar eleva o risco de câncer de bexiga.
Já era sabido que a poluição atmosférica, decorrente principalmente das emissões de gases no transporte, geração energética, indústria e agricultura, eleva os riscos de diversas doenças cardiorrespiratórias.
Algumas pesquisas sugerem que nos últimos anos a exposição à poluição cresceu significativamente em algumas partes do mundo, especialmente em países populosos e que passam por uma rápida industrialização, como a China.
"Agora sabemos que a poluição atmosférica externa é não só um grande risco à saúde em geral, mas também a principal causa ambiental das mortes por câncer", disse Kurt Straif, diretor da seção de monografias da AIPC, que tem a tarefa de classificar os agentes cancerígenos.
Em nota divulgada após uma semana de reuniões entre especialistas que revisaram a literatura científica mais recente, a AIPC disse que a poluição atmosférica ao ar livre e o material particulado --um importante componente da poluição-- devem passar a ser classificados como agentes carcinogênicos do Grupo 1.
Essa classificação abrange mais de cem outros agentes cancerígenos conhecidos, como o amianto, o plutônio, a poeira de sílica, a radiação ultravioleta e o cigarro.
A classificação já abrangia também muitas substâncias habitualmente encontradas no ar poluído, como a fumaça dos motores a diesel, solventes, metais e poeiras. Mas esta é a primeira vez que os especialistas classificam o próprio ar poluído dos ambientes externos como uma causa do câncer.
Nossa tarefa foi avaliar o ar que todos respiram, em vez de focar em poluentes específicos do ar", disse Dana Loomis, subdiretora da seção. "Os resultados dos estudos revistos apontam na mesma direção: o risco de desenvolver câncer de pulmão é significativamente maior em pessoas expostas à poluição atmosférica."
Embora os níveis e a composição da poluição atmosférica variem muito de um lugar para outro, a AIPC disse que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo.
Christopher Wild, diretor da agência, disse que a classificação da poluição atmosférica como um agente carcinogênico é um passo importante no sentido de alertar os governos sobre os perigos e os custos em potencial.
"Há formas muito eficientes de reduzir a poluição atmosférica e, dada a escala da exposição que afeta as pessoas no mundo todo, este relatório deveria passar um forte sinal à comunidade internacional para agir." 
Fonte: UOLImagem: Google meramente ilustrativa.


16 comentários:

  1. Boa tarde, Lu e Simone.
    Sabe moro em um lugar lindo, porém tenho reparado que nos
    últimos anos muita gente tem adoecido da forma exposta nessa postagem.
    Fora os casos familiares que são bem compreensíveis, a tal herança genética.
    Antes eu achava ser do lugar que vivo hoje ou do que era o lugar
    antes de ser ocupado por nos todos.
    mas indo a SP e ao RJ também percebi a mesma incidência e o aumento
    de casos.
    Não sei bem, mas será que caminhamos para o caus apensar
    da cura para muitos males estarem
    mais acessíveis e possíveis?
    Ótima matéria.
    Bjins e lindo fim de semana.
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Catiaho, muito obrigado por interagir.
      Abraço

      Excluir
  2. Gostei muito da postagem, interessante, oportuna e útil!
    Bom domingo
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, vai lá no Lu Cidreira que tem muito mais.
      lucidreira.blogspot.com.br.
      Abraço

      Excluir
  3. Que magnífica informação. Verdades importantes e necessárias para o nosso conhecimento. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gracita, é horrível tudo isso!
      Abraço

      Excluir
  4. O homem a muito vem poluindo o planeta, de todas as mais vis formas. Que Deus tenha misericórdia de nós. Uma matéria muito instrutiva e de utilidade. Deixo meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, coitados dos nossos netos e bisnetos! Não iremos ver os resultados futuros.
      Abraço

      Excluir
  5. Boa tarde !
    Sei que todas as pesquisas hoje estão a provar o quanto à poluição está crescendo,algumas pesquisas sugerem que nos últimos anos a exposição à poluição cresceu significativamente em algumas partes do mundo, especialmente em países populosos e que passam por uma rápida industrialização, como a China.E o Brasil não fica por trás.
    Muito louvável sua matéria falando sobre essa poluição atmosférica externa que não só é grande risco à saúde como também a principal causa ambiental das mortes por câncer,
    Precisamos está a cada dia mais consciente ...
    Parabéns por um texto tão últil para todos que por aqui passa...!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Catiaho, boa tarde.

    Hum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
    Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Sudeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
    Abraços, abraçados.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde e agradeço por estar aqui de novo
    que bom ,faz tempo que não te visito......
    Que bom seria se não tivesse tanta poluição
    o ar seria mais puro, mas o homem com sua ganancia
    não deixa nada melhorar egto isso vamos engolindo
    toda essa coisa ruim
    Deixo um abraço com carinho

    Bjusssss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  8. A poluição é um tema que assusta, porque parece não ter solução, queremos decisões do governo, dos outros, mas nossa parte fica a fazer, vivo em uma cidade que a cada dia mais carros circulam, e aumentam os pedidos para deixa los na garagem, mas ninguém faz isso, exemplo aqui de casa mesmo, pois é um belo tema para discussão o seu.
    Bom sábado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Ângela, temos que nus juntar e pressionar os governantes para melhorar a legislação em prol do meio ambiente.
      Obrigado e abraço.

      Excluir
  9. Boa noite amigo.

    Para onde caminha a humanidade deste século e para onde iremos ! Nada vai sobrar pois a natureza já não tem vida.

    Muito bom saber.

    Cristal

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade o quanto desejar.
Se apenas leem eu gosto. Mas se comentam eu adoro!
Volte sempre para o abraço entre sonhos e delírios
Catiaho Alc/Reflexo dAlma
http://reflexodalma.blogspot.com/
http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
,

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA!
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...