Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

sábado, 22 de junho de 2013

Já é inverno no hemisferio sul


Imagem: goggle.com.br


21 de junho , O Inverno

Sabe-se que a Terra executa dois movimentos, um chamado de rotação (no qual ela gira sobre o próprio eixo) e outro chamado de translação (no qual ela gira em torno do sol) que dura cerca de um ano.
Nesse período que compreende o movimento, o tempo muda caracterizando as chamadas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. 
Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; consequentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão. 
O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal" (tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério), e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral" (tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de setembro nesse mesmo hemisfério).
As diferenças climáticas no Brasil (País Continente) são muito acentuadas e, por isso as estações do ano acontecem de formas diferentes, oficialmente elas começam e terminam em determinadas datas. 
O inverno é caracterizado pela baixa temperatura, por dias curtos e noites longas e é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações e assim renovar o ciclo da vida.


O inverno , época em que a mente está naturalmente voltadas para o pensar .

As velas acesas são como flores do inverno.Elas falam de luz acesa por seres humanos, em contraste com a crescente escuridão do mundo exterior. Elas não duram mais que as flores.
Elas trazem mais preocupação e precisam de mais cuidados que as lâmpadas elétricas e por isso podem ser relacionadas mais fortemente com a vivência humana do que qualquer mecanismo. 
Elas espelham a atividade interior do pensar que se renova por si mesmo durante o inverno.As velas são testemunho de que há luz acesa nas mentes humanas para encontrarmos a inspiração enviada dos céus. 
Na superfície da terra reina quietude, as plantas recolheram-se com suas sementes para debaixo da terra, sol está baixo o ar está frio, e o regente do inverno O Arcanjo Gabriel se movimenta neste período, ele promete que a luz celestial irá nascer novamente na terra.Ele traz para a alma humana a sabedoria que fala do nascimento do que é espiritual dentro do mundo terrestre.
O mistério da época de João é o da alma humana preenchida com devoção para com a graça do Cristo ; esta alma é dotada de luz e calor do espírito individual que nele vive. 
Na festa de São João o fogo do espírito penetra na vontade humana com o objetivo de ter a coragem criativa necessária para se tomar o caminho de uma futura ressurreição e ascensão
Fogueira: calor que acende nossos corações para dar os impulsos do entusiasmo e do calor que acompanham os nossos atos.

Muita Calma neste Inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação.
Muita calma neste inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação

Com a chegada dos dias mais frios, o nosso hábito alimentar acaba mudando um pouco. Os pratos ricos em gordura e consequentemente calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo, até porque são fontes ricas de energia. Isso acontece, pois em temperaturas mais baixas sentimos necessidade de consumir um maior aporte de alimentos. 
Por que isto acontece? Isto ocorre porque o inverno acelera a taxa metabólica e, portanto, propicia a queima de mais calorias do que em temperaturas normais. De acordo com a nutricionista Márcia Daskal Hirshbruch, da Recomendo Consultoria Nutricional, de São Paulo, estudos feitos nas últimas duas décadas e comprovados no atendimento clínico mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais. 
Quando o termômetro baixa, a tendência é deixar de lado a comida mais leve e rica em água (frutas, legumes e verduras) e servir-se de porções maiores de carnes, cereais, massas e queijos. A origem dessas trocas está na necessidade de o organismo se adaptar à temperatura ambiente. Ainda de acordo com Hirshbruch, no calor, temos mais sede e menos fome. 
Preferimos alimentos mais frescos para compensar a transpiração. No inverno, a necessidade de repor água é menor. E damos preferência a alimentos com gordura, mais calóricos e de digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.
Porém, embora ocorra uma discreta elevação no gasto de combustível do corpo para manter a temperatura em níveis estáveis, ela não é grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. “Em países onde o inverno é rigoroso e as temperaturas caem a menos de zero, a necessidade de repor estoques de energia pode se elevar. Mas isso não é verdade no Brasil, onde o inverno é quase sempre ameno”, afirma a nutricionista Carolina Sapienza, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas, em São Paulo. 
De fato, esse aumento não chega a 10% do gasto diário de calorias para manter o organismo funcionando. Não serve, portanto, de desculpa para encher o prato com queijos e pães nem para aposentar a salada. 
E, por incrível que pareça, alguns especialistas enxergam no inverno um aliado potencial do emagrecimento. “O fato de o metabolismo estar mais predisposto a aumentar a queima de calorias, nem que seja só um pouquinho, favorece o emagrecimento de quem mantém a dieta e o ritmo dos exercícios”, diz o fisiologista Zogaib. 
Apesar da conjuntura favorável, a ideia de fechar a boca no inverno não encontra grande receptividade.“É nessa época que o movimento do consultório diminui mais”, diz a nutricionista Evie Mandelbaum Garcia, de São Paulo, autora do livro Cuidado, olha o crachá no prato! (Ed. Alegro).
DICAS
Preparar sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, e pode-se adicionar canela para realçar o sabor sem aumentar o teor calórico. 
Outras boas opções são as sopas de legumes e leguminosas (ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas), que além de serem saborosas e nos esquentar, são nutritivas. 
Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar 2 litros por dia. 
Uma certa preguiça é típica desta época, porém o exercício físico ainda é um dos recursos mais recomendados para a manutenção da saúde e do peso adequado, no inverno ou no verão. 
Não esqueça de cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.

3 comentários:

  1. Bom dia querida !
    Desejos de um lindo final de semana .
    Que bom que chegamos a mais uma estação ,essa do inverno que vem para trazer todas as folhas que o outono levou ao vento...
    bjs de bom dia !

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal começou ontem o Verão. Está um pouco envergonhado mas, confio, que o Sol vai aparecer e aquecer para bem dos veraneantes.

    Tenha um bom fim de semana
    ******************************

    Querendo, visitem-me:

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/2013/06/sonhar-com-uma-mulher.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Gosto do inverno,
    porém não me dou bem com
    temperaturas baixas.
    Bjins

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.