Espalhados Espelhando

Translate

sábado, 10 de agosto de 2013

Homenagem aos pais em seu dia



Ai está uma homenagem a aquele que todos os filhos devem fazer, eu não possa mais, estou velho cansado e sem coragem, qual nada estou tomando fortificante! É que o meu pai não existe mais ha uns 43 anos e atá hoje as lembranças se manifesta com clareza quando ainda da sua existência nesse mundão de Deus, aos que tem pai em seu convívio trate bem e façam dos dias do ano o seu dia no dia a dia.
Essas são as palavras que lucidreira deixa para os filhos/as que querem homenagear seus pais no dia 11 de agosto de 2013.



O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambos a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta à história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos, pedindo também, auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família, sendo que por motivos comerciais a data foi alterada para o 2º domingo do mês de agosto.
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais:
Itália e Portugal - festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março.
Reino Unido - é comemorado no terceiro domingo de junho.
Argentina - é festejado no terceiro domingo de junho.
Grécia - lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Canadá - é comemorado no dia 17 de junho.
Alemanha - os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus.
Paraguai - a data é comemorada no segundo domingo de junho.
Peru - é comemorado no terceiro domingo de junho.
Austrália - é comemorado no segundo domingo de setembro.
África do Sul - a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil.
Rússia - os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria".
O Brasil, uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e carinho, o Dia dos Pais é um dia em que as famílias se reunem, relembram velhas tradições, e homenageiam com muita alegria seus papais.
Não importa a maneira que se homenageia o pai, o importante é manter valores como respeito, honra e amor a eles.
Os pais nunca deixam de ser heróis, amigos, exemplos de vida. Uma família com uma figura paterna atuante, sábia e temente a Deus, gera filhos saudáveis, com princípios definidos e valores que irão passar adiante.

Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido como feriado apenas para ajudar às fabricas de cartões a vender mais. Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, foi quem primeiro propôs a idéia de comemorar a data, em 1909. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
E se você ainda não sabe o que dar ao seu paizão, fique tranquilo porque o Prato Feito preparou esse especial que vai ajudar você a escolher o melhor presente para seu pai.

Vídeo do YouTube, Homenagem  dia dos pais: 




Vídeo do YouTube Fábio Jr. Pai



Fonte: www.unicespi.com.br, www.pratofeito.com.br




3 comentários:

Bell disse...

A todos os papais um feliz dia =)

Anônimo disse...

Olá boa tarde linda homenagem para os papais parabéns beijinhos.

Bia Jubiart disse...

Boa noite Lu!

Uma homenagem completa para os papais.
Tenha um domingo maravilhoso!

Bjoooooo

JUSTIFICATIVA PARA TODOS OS LEITORES AMIGOS

JUSTIFICATIVA PARA TODOS OS LEITORES AMIGOS


.

.



Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Leandro Serpa

LEITURA

LEITURA

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

.

.

.

.


.

.