Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

sábado, 20 de abril de 2019

As 7 Palavras da Cruz e meu desejo de um Feliz Tempo para Todos que por aqui passarem; porque Eu amo esse tempo Bom.

Esta foto é uma homenagem minha a esses dois amigos, seres ímpares e a lembrança de um passeio perfeito.

Imagens:
 Registro de uma fantática exposição que passou aqui por meu lugar um dia desses, ali no ano de 2011...




Conversa:
 Gosto especialmente do período de Semana Santa. Essa data me tras além da reflexão e alimento para minha fé, muitas lembranças ao longo de minha vida. Feliz Pascoa para todos!   Pois dos meus 17 anos em diante dediquei parte da minha vida a fé e a pratica religiosa na        comunidade que escolhi. Dentro dessa comunidade descobri meu talento para memorizar e interpretar textos, me deram espaço e assim em todas as datas, lá estava Catia em destaque. Meu texto preferido era As sete palavras de cruz (publicado abaixo). Eu era boa (ainda sou) na interpretação!
Conforme fui amadurecendo passei de interprete a atriz. Depois de atriz a poeta, porque sempre escrevi e o poeta é aquele que mostra o seu feito de alguma forma, seja lendo, interpretanto ou dividindo com os outros. Assim foi um pulo ir de poeta a quem escreve textos para serem intepretados no teatro (teatróloga). Daí me interessei por Direção Teatral e fui estudar para logo  assumir um elenco amador com mais vinte componentes e esse texto abaixo deixou de ser uma poesia declamada ou interpretada para ser uma montagem coreografada e sonorizada.         
Mais tarde Eu já Diretora Artística (quem escolhe textos e organiza as apresentações e orienta atores, músicos, iluminador e sonosplastia) e Diretora de Produção Teatral (quem distribui tarefas)  e meu esposo Diretor Geral ( o "manda chuva", aquele que assume toda responsabilidade legal) e Secretário Teatral (quem cuida da documentação para as apresentações profissionais tanto do dos profissionais envolvidos quanto do espetáculo) por termos essas especificações em carteira de trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Sindicato dos Artistas/SATEDRJ; preparados montamos nossa Companhia Teatral Profissional (Arttheatrum Produções Artísticas Ltda), em atividade há mais ou menos 27 anos.
Catiaho Alc./Reflexd'Alma



As Sete Palavras da Cruz

Pleno zênite. O sol espalha seus lampejos! Consumam-se dos clérigos os vis desejos e as multidões em gritos bestiais se comprazem, vendo Cristo na cruz. Ele nem profere um ai, mas em prol dos algozes uma prece — "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Ao lado de Jesus estão dois malfeitores que, apesar de na cruz, sofrendo as mesmas dores, lançam baldões, insultos e fazem esgares,mas, de súbito, Dimas se arrepende, chora, e, voltando-se a Cristo, seu perdão exora: "Lembra-te de mim, quando no teu reino entrares."

Jesus não lhe falou em missa ou purgatório, nem reencarnação ou outro meio expiatório, antes, em um período curto, mas conciso, sem mistificações, alegre, respondeu, àquela alma aflita que se arrependeu: "Hoje estarás comigo no meu Paraíso."

Maria, sua mãe, junto ao madeiro estava, tristonha e humilde ao Filho de Deus adorava. Com aquele doce olhar que não perdera o brilho, fitou sua mãe, bem como ao discípulo amado e a ambos incumbiu de mutual cuidado: "João, eis tua mãe — Mulher, eis o teu filho."

Veio para os judeus, que mal o receberam, os seus próprios apóstolos não o entenderam, ‘até Judas, um dos tais, vendeu-o. Que contraste, o próprio Pai virou-lhe o rosto em tal momento! e o cálice transbordou... fugiu-lhe esse lamento: "Deus meu, Deus meu, porque tu me desamparaste?

Febo, na sua faina e brilho aurifulgente, crestando a rua, vai desde a terna semente ao pescador que ao mar atira sua rede, 'até Jesus, que, sofrendo os cravos na cruz, (cujo suplicio mais sede inda produz) nessa grande agonia, brada: "Tenho sede."

A Cruz é o sacrifício vero e sem defeito.
Jesus, Sumo Pontífice uno e perfeito, que de graça completa salvação nos da, que não carece mais de humanos sacramentos, pois que fiel cumpriu a ambos Testamentos, quando ele afirmou: "Tudo consumado esta."

Sim, Jesus, o homem extraordinário, a gloria do alto céu trocou pelo Calvário, conseguiu esquecer-se sempre do seu ego, para salvar o homem e servir a Deus, 'até quando ergueu a ultima sentença aos céus: "Nas tuas mãos, o Pai, a minha alma entrego."

Autor: David Carvalho Moura

Extraído do livro: Florilégio Cristão – Rosalee M. Appleby
Essa  canção é linda e apropriada.
O Autor da minha Fé

19 comentários:

  1. Feliz Semana Santa Amiga Poeta.

    Abrazo grande grande.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cathiano,
    Poeta, atriz renomada.
    Espero que chegue ao topo do sucesso
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. "Nesta Páscoa virtual sejamos uma mensagem de esperança no coração real de alguém..."

    Boa tarde de Sábado Santo, querida amiga Cátia!
    Adoro o segundo louvor que ouvi agorinha, com alegria no coração.
    Gostei de tudo e inclusive não são mesmo missas, cultos ou sessões espíritas que nos fazem melhores ou piores... e, sim, a prática do Amor como dizem bem todas as Palavras de Jesus no Alto do madeiro... é impossíveel não ler com os olhos bem abertos para só entender o que nos convenha.
    Adorei a postagem, amiga e vou ficar ouvindo os louvore atá a hora da missa daqui a um par de horas...
    Gostei muito também do seu trabalho bem generoso na arte de um modo em geral.
    "Dá~-me um coração igual ao Teu, meu Mestre!"
    Viva a Páscoa que já está em nosso coração desde que Ele 'subiu' diante dos discípulos abismados a olhar sem entenderem...
    Tenha dias cheios de ricas bênçãos e muito obrigada por este momento de fé!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Uma Feliz e Santa Páscoa a você também Catiaho.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Dia de Páscoa, unem-se os afectos
    Vive-se o amor, a liberdade, a ressurreição
    Liberta-se a alma das tristezas e desertos
    Que se transportam no coração
    ~~
    Que o tempo seja sempre mote de reflexão
    Que nos corações de todos haja renovação
    E que permaneça para sempre o bem estar

    Em nome de ambos, desejamos que passem uma óptima Páscoa
    Que a o Senhor seja Louvado.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem, Cátia, uma feliz Páscoa pra você e sua família!
    Parabéns por tão intenso trabalho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Catiaho aqui está uma verdadeira lição de religiosidade, muito própria da PAIXÃO.... Lendo com verdadeira atenção e concentração, fazendo silêncio profundo.
    Beijos e desejos de Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  8. Oi queria
    Desejo uma boa Páscoa e coma pouco chocolates.kkk
    Que Deus a ilumine sempre
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  9. Oi Cátia, consigo entrar na blogosfera 2 vezes ao mês
    e hoje calhou que estou peranbulando no feriado k. então vim aqui
    rapidão para te desejar uma bela semana santa e porque não até o final do mês?
    Desejos de fluidos de Paz e Bem?
    Abraços.


    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.