Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Parei de ter pressa e Minha Opinião Apenas/ POSSO SIM, POR QUE NÃO?

Todos nós vivemos tempos bicudos, ou seja: tempo difícil.

Não temos ainda como planejar nada. Nem como dizer o que acontecerá amanhã. Estamos a mercê sempre de decisões alheias a nossa vontade. Se lembrarmos bem, nesse 2020 no mês de fevereiro o carnaval não traria perigo de disseminação de algo que ainda nos parecia uma sombra. Pelo menos aqui no Brasil, em março não era para todos usarem máscaras, somente os envolvidos com saúde e os contaminados ou os do grupo de risco, sei bem porque sou dessa gente que cumpre a regra. 
No sábado 7 de março eu mesma preparei, assessorei e dirigi o lançamento de um livro aqui em Pasargada. 
Na semana seguinte o mundo de nós brasileiros pelo menos, amanheceu de cara feia e tudo perdeu a normalidade.
Daí em diante tem sido um Deus nos acuda. Noites de insônia e dias de um temor estranho. Pessoas afastadas de amores, de familiares e da realidade. Uma coisa terrível.
 Lembro bem ter prometido que enquanto durasse esses tempos bicudos eu revisaria meus livros que tem suas 1as edições esgotadas. Que nada! Não sei agir sob uma pressão externa. Tentei caminhar bem cedinho, de máscara  e tudo, fui umas vezes, mas cadê a vontade de seguir? Sou livre de alma, assim vou levando um dia de cada vez e não imagino se essa coisa de dias bicudos vai ter fim...
Tenho uma questão de saúde o tal "sopro" que me fez ter cautela com o uso da máscara porque minha respiração não tem o mesmo tempo/compasso das pessoas normais. Precisei exercitar, pois saía de máscara  e voltava para casa com falta de ar e dor no peito. Agora já estou adaptada, mas achar que essa coisa toda está certa, eu não acho não mesmo. Tenho 56 anos e levei 40 anos para aprender a não ter pressa. Vivo bem, continuo uma mulher intensa, mas vivo bem com minhas limitações e saudades.
 Hoje dia 30 é a data de aniversário do escritor Rubens Oliveira, completaria hoje 94 anos, 2 anos de saudade pois nos deixou em julho de 2018, todavia os ensinamentos que ele me proporcionou em 3 anos de trabalho sempre estão e estarão vivos e em prática  no meu dia a dia profissional. 
Minha homenagem 
Tenho saudades dos meus poucos e suficientes amigos.
Tenho saudades de viajarmos juntos para não pensarmos em nada fora do tempo juntos, foi com eles que aprendi a não ter pressa e aproveitar os momentos.
Tenho saudades das minhas irmãs e família que moram todos longe. tenho saudades dos meus 2 irmãos que já não estão conosco há mais de 5 anos.
Tenho saudades de vere de rever minhas coisas em minha casa que fica fechada me aguardando no RJ.
Tenho saudades do meu livre ir e vir pelas ruas do meu bairro, na orla com vento no rosto e o mergulho certo no mar.
Como um dia parei de ter pressa, vou aproveitando esse tempo sem agenda a cumprir e sem compromissos obrigatórios.
Minha Verdade: A Vida é um breve sopro e quero encher meus pulmões desse sopro de Vida e Sorver com Calma e em Paz.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

CANÇÃO 
PASSARINHA 
DE  MARKUS THOMAS
COM WALLACE KYOSKYS
                      

POSSO SIM, POR QUE NÃO?


Talvez não fosse a primeira vez que mergulho numa piscina de livros. Na primeira foi quando a puberdade modificava  meu corpo formando o homem que sou. Na época eu recebia pelo que fazia e cansado de esmolar por um livro de Monteiro Lobato na escola  eu jurei que um dia teria todos os contos e todas as histórias de sua obra. Finalmente chegou esse dia quando acordei cedo, tomei um belo de um banho, passei creme no cabelo, vesti a melhor roupa que eu tinha, beijei a mão de mamãe e com porte de gente grande adentrei a livraria por onde muitas vezes me perdia nos títulos das capas. Cheguei junto ao gerente e falei; Eu quero a obra de Lobato, não um livro, mas todos. Isso mesmo. Eu quero comprar a obra de José Bento Renato Monteiro Lobato.
Lobato foi anjo apontando o caminho por onde eu fiz as melhores caminhadas da minha vida.  Por ele eu me tornei parte de todas as façanhas, dos grandes amores, da vida e da felicidade que viam brilhar nos meus olhos. Ler era tudo o que eu mais queria e lendo eu aprendi tudo o que sei. Só não aprendi a  escrever por isso vivo tentando com meus rabisco as linhas que traço.  Uma das frases do mestre que deve ter mudado a vida de muita gente, como certamente mudou a minha talvez me fizesse trocar de escola, de professor e de diretor.  Só ela, a frase é que não mudaria, pois fazia parte dos meus pensamentos. Vivia rolando na minha cabeça como consta na última capa de cada um dos cadernos que eu tive.  Dizia; Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar. Eu ainda moro nesse lugar. Uma casa feita de livros onde comi aventuras e bebi fantasias.
Hoje, como comecei dizendo nesta postagem, sou possuidor de grandes obras, como os 24 livros de Freud (Sigmund Schlomo Freud).  Hoje não recebo um não para as minhas consultas, um basta quanto as verdades que busco e não peço emprestado os livros que quero.  Lobato me deu esse direito. O direito de poder comprar todos os títulos que eu quero.
Bem, depois de tanto falatório vou me banhar de novos conhecimentos. Mergulhar nas águas da sabedoria, esfregar o meu corpo com novas palavras, novas imagens até me engasgar no sabor do conhecimento.
Lembrei-me do meu avô, um imigrante alemão que dizia;  hoje  estou muito feliz. Estou alegre e satisfeito, com tudo o que sei.



CANÇÃO
COM 5 A SECO
FELIZ PRA CACHORRO

POESIA 

Escondida

Peguei a rosa escondida
No canto lá no jardim
Pensei que coisa mais linda
Vou levá-la pra mim

De fato até que podia
Sendo o jardim meu
Mas sabe fiquei com pena
Egoísmo querê-la só pra mim

Foi assim que dei um jeito
De a rosa escondida 
Dar um jeito de fazer aparecer
E assim o jardim se iluminou

Essa é a diferença de quem o belo partilha
Ao invés de num só vaso com água um lugar enfeitar
Fica ali no jardim aos passantes com o sua beleza
Até das tristezas se distanciar

Sei que esses versos são verdade
Pois na janela me pus a ver
E vi o porque ali no meu jardim
Essa rosa foi nascer
CatiahoAlc./ Reflexo d'Alma  em re fle xão

Boa semana a todos e cuidem-se e cuide uns do outros usando máscara, lavando braços e mãos, mudando de roupa e calçado quando voltarem dos afazeres na rua, mantendo a distância necessária. Essas coisas fundamentais e tão simples.
Pois a vida é curta, a família é um presente e os amigos verdadeiros que são os que nos aceitam como nossas virtudes e defeitos e sabendo que ninguém é perfeito e que não há perfeito sem defeito.
Amigos verdadeiros são valiosos.
Bjins 
CatiahoAlc

13 comentários:

  1. Olá, Cátia, muito bonito o texto que abre a postagem, do Silvio, teu poema lindo, e assim vamos calmamente tentando entender essa pandemia e sair dela com toda a segurança, sem pressa alguma. Pesando tudo e com o olhar atento, pois cada dia acordamos com uma surpresa em nossas vidas.
    Que os céus nos ajudem, amiga.
    Beijo, até mais! Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Os livros são sempre uma companhia fiel.
    Abreijos

    ResponderExcluir
  3. Um texto do Silvio que gostei muito de ler e uma poesia linda que me encnou escrita pela inspiração da Cátia.
    Um grande abraço a vocês.
    Élys.

    ResponderExcluir
  4. ´Poemas fantásticos!! Adorei:)) 🌼🌹
    --
    Beijos Boa tarde!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cathiaho, mais um lindo texto do Silvio Afonso. Todos temos nossos significados e motivações, muitas vezes ficam escondidos dentro de nós mesmos, feliz de quem não os perdem de vista, da vida.
    Seu poema também é lindo, temos que respeitar a natureza de tudo, até das flores.
    Que delícia de música, não conhecia, adorei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. A pandemia veio transtornar os nossos dias de uma maneira nunca antes afigurada.
    Aproveitemos o tempo para nos banharmos do conhecimento.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Maravillosa entrada, Catiaho. Conmovedora.

    Abraços até lá...

    ResponderExcluir
  8. Ah, que pena. Eu queria comentar sobre
    o seu desabafo da dona da casa, mas não
    achei como, e para não dizer que percebi
    o perfume sem ter cheirado a flor vou
    seguindo a pegada dos que passaram antes
    de mim.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia:- Haverá melhor remédio para a alma que a leitura de um bom livro?
    Se calhar não.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cátia, muito bonita sua postagem, faz pensar muito o que estamos vivendo, e por que ter pressa se estamos em quarentena, tudo suspenso! Assim deveríamos agir fora da quarentena, é uma outra qualidade de vida que vamos ter de exercitar, estamos ainda aprendendo, com altos e baixos. pena que muitos estão aprendendo numa quarentena.
    Parabéns por toda a postagem.
    Um bom fim de semana, amiga.
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Boa noite tudo bem? As localidades vêem nessa ordem: Campos, Barcelos, São João da Barra e por fim Atafona. Barcelos e Atafona são distritos de São João da Barra. Como o volume de água do Paraíba do Sul vem diminuindo, o mar tem acabado com a praia de Atafona.

    ResponderExcluir
  12. Oi Catiaho,
    Minha casa tem muita comida e um "Montão" de livros, até os livrinhos que meus alunos fizeram. Era uma professora enérgica, mas conquistei a vitória de ter os convites de muitos alunos para a formatura dos entraram na USP sem cursinho. Eu, aos domingos a tarde, ensinava álgebra para eles e com a nota do Enem, entravam sorrindo na Faculdade.
    Agora, fico nesse casarão onde moro escrevendo algumas coisas para vocês.
    Uma linda noite amiga
    Beijos no coração
    Lua Singular
    ( Do meu filho nem vou falar, não quero ser mãe coruja, eu o adotei aos 10 dias, quase morto); aos 2 anos já era exímio nadador).
    Eu tinha medo!!
    Está na terceira Faculdade!!
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  13. Com a pandemia, tudo mudou.
    E nós também mudámos, ainda que muitos tenham dificuldades em adaptar-se às mudanças.
    Mas tudo há-de passar... Só não sabemos é daqui a quanto tempo.
    O seu poema é magnífico, gostei muito. Tal como do seu texto.
    Bom fim de semana, querida amiga Catiaho.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.