Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Então... Con Versa e Com Versos

Então...
Desde menina os dias de domingo me são preciosos.                                                                  Não mais que os demais dias da semana, mas domingos me trazem lindas lembranças.
Meu pai acordava calmo, ia à padaria e trazia pães frescos, tanto de sal quanto doce, 
trazia leite de saquinho e alguns biscoitos. Mamãe punha a mesa na varanda que ficava
entrada da cozinha, o café era servido no bule
e o leite ainda na leiteira de alumínio; e cada um dos 6 filhos que acordando 
sem pressa se achegava à mesa e se juntava a pais.
O jornal de domingo não era mexido antes do termino do café, e já estava na sala,
onde no decorrer da manhã cada um pegava a parte que interessava. Os menores 
assistiam desenho na televisão. Deixei de participar desses momentos quando 
me converti ao protestantismo e passei a priorizar a escola dominical. 
Estou relembrando tudo isso porque ontem (sábado 9) estive um bom tempo
conversando com duas jovens meninas, uma de 10 anos (minha neta) e
a prima dela de 13 anos. A pequena de 3 anos brincava livre e tranquila no parquinho.
Éramos 4 mulheres de gerações diferente: 3, 10, 13 e 58. Foi uma conversa em torno
da PALAVRA  e a forma como cada um se expressa e versamos lindamente
sobre o uso do palavrão. Adorei contar a eles sobre Dercy Gonçalves e a época
que ela viveu e as conquistas que fez por ser autêntica e ter lutado
por tudo em sua vida. Não deixei de citar a Becca, linda menina que acompanhei 
e vi crescer desde seus 6 anos e a forma como a vi ser educada 
por seu Pai e por sua Mãe (meus amigosafilhados, aos quais sou grata pelo 
privilégio de convivermos) sempre valorizando a PALAVRA
e seu bom uso.
Confesso que conversando com D'ana e com a J'uba me senti contribuindo
 com a educação e cultura das duas mocinhas e podendo frisar como 
o uso da PALAVRA é importante. 
Pode ser até que elas esqueçam essa nossa Con Versa, mas eu certamente
 não esquecerei, tanto que estou registrando aqui
nessa linda manhã de domingo. Lindo dia para Vocês todos e muito obrigada por
passarem seus olhos sobre essas PALAVRAS aqui no Espelhando
CatiahoAlc./Reflexod'Alma entre sonhos e delírios reflexões ao redor da palavra.


CANÇÃO COM LEONI FOTOGRAFIA
Essa canção retrata a imensa saudade
que sinto especialmente hoje da minha Mãe e do meu Pai, das minhas Irmãs e Irmãos e não menos dos  meus Amigolhosafilhados.


Palhaço Poeta Com Versos

MEU PAI... 
 
Eu me lembro bem, como se fosse hoje, o meu pai deitado
com a cabeça escondida entre as mãos e o travesseiro.
Eu, menino e feliz corria e me jogava sobre a cama em cima dele.
Eu ficava sem saber o que fazer com as desculpas que ele
 me dava ao dizer terem caído uns ciscos em
seus olhos e com eles vermelhos, me abraçava,
 beijava o meu rosto e sorria pra mim. Hoje eu sei como é difícil
esconder o pranto que não quer cessar.
Como é difícil não chorar para não ter que explicar as lágrimas.
O meu pai chorou por não ter o mínimo necessário
pra nos dar e eu choro por coisas que não sabia
existirem no meu peito e que agora me sufocam e me fazem, tão triste.
 "Meu pai! Saudades enormes de você.
Faço tudo para ser igual,
mas vejo-me tão distante dos seus passos que penso,
 até, em parar de caminhar.





24 comentários:

  1. Os domingos sempre foram dias de reunião de família onde haviam conversas e se contavam Estórias aos mais pequenos. Hoje em dia, infelizmente, essas Estórias vão rareando. É a lei da evolução da vida.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, por muito
      tempo ao longo da vida
      'domingos' eram dias
      de intenso, trabalhamos
      todos da família na vida
      teatral e artística.
      Hoje ja com os filhos adultos
      e eu fora da vida
      profissional com teatro
      eu já aproveito bem
      esse dia maravilhoso.
      Grata .
      Bjins

      Excluir
    2. E faz muito bem viver a vida na sua plenitude

      Fique feliz

      Excluir
  2. Que bonita memoria de um domingo
    Tb me traz memórias lindas
    Adorei

    ResponderExcluir
  3. Oi Cathiano
    Parece que hoje todos estão com reminiscências mil: você, Palhaço poeta e eu também.
    Gostei do que os dois escreverão, hoje minha postagem é de doer a alma.
    Adorei
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Olá Cathiano
    Vim retribuir a visita e conhecer seu blog e já me deparo com uma crônica tão cheia de lembranças que aqueceram o meu coração. Porque imediatamente tb me veio a memória as tantas lembranças minhas, algumas tb registradas em meus escritos para não serem esquecidas. De vez em quando eu as leio. Adorei vir aqui. Bj.

    ResponderExcluir
  5. Domingos eram os dias de ir visitar os avós paternos.
    Na Pampilhosa, perto da Mealhada.
    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ter vindo até seu espaço de alegria e comunicação, muito bom mesmo!

    Grato abraço e feliz semana :)

    ResponderExcluir
  7. O poema do Sílvio Afonso sensibilizou-me muito. Um abraço para ele.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de te ler. Um texto que revela um pouco de ti.
    Grato pela tua passagem no POLYEDRO. Espero que tenhas gostado. Volta sempre!

    Um abraço e uma semana feliz!

    ResponderExcluir
  9. que bom poder falar com as meninas muito bom desejo uma feliz semana bjs saude

    ResponderExcluir
  10. Catiaho gostei da crónica que consistirá num certo bucolismo peculiar, depois a belo poema de Sílvio Afonso, homenageando o pai e por fim o belo vídeo. Tudo tornado agradável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei de participar nesta Com Versa, onde a Palavra é rainha e está sempre em primeiro lugar.
    A melodia e as imagens projetadas no vídeo, são lindas e relaxantes, convidando a ficar por aqui.
    Muito obrigada por sua visita e votos de bom Ano!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Também para mim o domingo trás tantas recordações e saudades.
    O poema do Silvio Afonso tocou o meu coração pela sua imensa sensibilidade.
    Beijinhos para os dois

    ResponderExcluir
  13. Olá, Cátia, essas belas recordações junto à familiares compõe esta sua bela crônica, da qual gostei muito. A infância e a juventude sempre deram aos escritores e poetas motivos de sobra para excelentes textos.
    Uma boa semana com saúde e paz!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Com esta maravilhosa postagem fez-me recordar momentos muito felizes passados em família. A imagem é bela
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Cátia, adorei essas postagens sobre recordações!
    O uso do palavrão, era tão normal e natural na Derci que nem parecia palavrão. Também gosto da interação com crianças, e muito nessa fase de 10, 13 anos. Lembro que todos os dias eu e minha sobrinha conversávamos por e-mail, não havia Whats, me sentia muito bem por ela confiar suas inseguranças, próprias da idade, para mim. Eram conversas que voavam e retornavam. Hoje está uma moça linda.
    Uma boa semana, com alegria sempre.
    Bjins

    ResponderExcluir
  16. Gosto de ler sobre essas lembranças, pois ativam as minhas. Coisas boas, coisas ruins , enfim, memórias que nos nos fazem sentir a vida . Também sou saudoso de meus pais; memórias amargas num antagonismo com ternura. Grande beijo e abraços, Cátia e Silvio!

    ResponderExcluir
  17. Olá querida Catiaho,
    Essa lembranças de momentos familiares nunca saem da nossa mente, são tempos bons que ficaram no passado e que viram saudades. Quanto a sua conversa com as meninas é tão bom poder passar a nossa experiência de vida para as novas gerações, mesmo que elas se esqueçam é sempre um aprendizado para nós também. Quem sabe essa conversa não fique gravada na memória delas? Só o tempo dirá.
    Belo texto e também do amigo Silvio!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.