Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

"UM SOL NO NASCEDOURO. UMA ÁGUA DE COCO E NADA MAIS."


 


Acordou muitas vezes naquela noite até que, cansada, decidiu levantar-se. 
Jogou uma água no corpo,  fez café, que tomou junto à janela que dava para a rua,
vestiu um short com o forro dos bolsos aparecendo,  amarrou na cintura uma blusinha curtinha e foi caminhar.  Andou a esmo por uma hora e meia, duas horas até um quiosque aonde parou para uma água de coco. 
O sol mal saíra das fraldas quando chegou ao quiosque.
Sentou-se a contemplar as ondas ralas se esparramando
na areia até onde estavam os foliões que saiam do baile para uma cerveja.
Para ela tanto fazia o que eles fizessem por ali se o mais importante
era o que achava da própria vida. Fugindo aos olhares furtivos
voltou os pensamentos ao que a levara até aquele lugar.
E pensava, não como uma mulher como as outras, mas como mãe,
como esposa e avó, que vinha sendo. 
Vida de conselheira, empregada e amante do próprio marido
com quem se casara há séculos. Pagou a despesa e saiu caminhando pela areia que o sol começava a esquentar.  Caminhou com pensamentos  de carrasco em
relação ao mártir. Café na mesa, almoço pronto, casa limpa, tudo à (tempo) e à hora. 
E se tudo está pronto, como há anos nunca deixou de estar, por que incomodá-la com assuntos banais?
Quanto a sua vida...
Ah! O que importa se na vida de uma dona de casa o que interessa
é o resultado de suas obrigações?
– Pensava olhando os pés  que nem pegadas deixavam. 
Nunca olhara na cara de um homem que não fosse o seu
e até os amigos do marido tinham por ela o respeito que merecia,
mesmo que não fosse o que ela desejasse que tivessem por ela, mas enfim...
era a esposa do amigo deles.  
Um beijo quente e doce, 
uma amasso mais arrojado, 
uma tapa na mão boba, como dava na dos namorados 
audaciosos e nada mais. 
Nada mais se lembrava e nem mesmo o sabor que tinha os beijos roubados se lembrava mais. Com os olhos perdidos no nada foi que ela pensou em beber naquela fonte.
 Não foi e não era um sonho ou uma fantasia, mas,
por que não provar antes que ela secasse? 
Por que não alugar uma fantasia, cobrir sua cara e beijar as bocas que ela escolhesse,
se entregar aos arrojos mais intensos para acordar no dia seguinte com cara de,
quero mais? 
O sol ardia na pele quando se decidiu por viver um vez que fosse
o que a vida lhe havia negado e na manhã do dia seguinte o marido
abriu a porta do quarto e a encontrou nos braços de um folião.
O grito que deu por ela não ter feito o café até aquele momento,
 foi tão alto que ela acordou.  Pulou da cama e foi ao banheiro aonde,
pensando no sonho, lembrou que nem o nome do homem o amante deixou.

             silvioafonso  

                                              
CANÇÃO
O BEM E O MAL
DANILO CAYMMI



IMAGENS DO MEU JARDIM









Muitas vezes


Viver poesia é algo tão simples
Bastar fechar os olhos e sonhar
Outras vezes basta abrir os braços
E viver

Mas tem gente tão complicada
Precisa de sofrimento
Duvidas culpas  perdões
E amarras

Mas  vejo a vida assim não
Preciso de nada disso não
Necessito só viver 
Em paz

Mas primeiro paz comigo
Depois com o outro
Respiro melhor assim
E prossigo

Mas não vivo sozinha no mundo
A vida com paz não depende somente de mim
Ser feliz  e viver me é simples assim
Pura poesia

CatiahoAlc../ Reflexo d'Alma 
2304 2204011

28 comentários:

  1. Difícil chegar ao rodapé da postagem para
    comentar, mas quanto a publicação, obrigado.
    Gostei muito, não do texto que você, gentil
    como sempre, me presenteou publicando na
    sua página, mas pela maravilhosa ilustração
    que você tão bem vem dominando.
    Um beijo e muito obrigado, de novo. Ta.

    ResponderExcluir

  2. Poemas e fotos lindíssimas. Amei esta publicação.
    .
    Votos de um dia feliz - abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryk@rdão sempre presente com
      o seu bom humor e sua maravilhosa
      poesia. Bom dia, poeta e obrigado pela
      sua amizade. Obrigado também à Cátia,
      pelo espaço. Beijos aos dois.

      Excluir
  3. Gostei, o texto e poema revela o quanto devemos olhar para dentro e fora dos nossos sentimentos para fazermos opções sensatas com nosso mode de ver e sentir o mundo, nossa vida.
    Catiaho, você sabe o nome dessa flor cor de rosa? Tenho dela aqui, ganhei de minha mãe há uns 3 anos, dá poucas flores aos meus cuidados, ainda não peguei as manhas dela, mas insisto, até antes de abrir é linda. Se souber, me fale por favor?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dalva.
      Respondi
      lá no seu blog.
      Bjins

      Excluir
    2. Catiaho, muito agradecida pela sua resposta e gentileza da pesquisa! Bjs

      Excluir
  4. Obrigada pela visita! O teu jardim é muito lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto do Sílvio Afonso. Como sempre, surpreende!
    O Poema também é maravilhoso! :))

    -
    Pára tudo... Nasceu a Princesa...
    -
    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  6. Querida Catiaho,
    Adorei o texto sempre gostoso de ler do meu amigo Silvio, ele é um excelente contador de histórias e faz isso como ninguém. Quanto ao poema acredito que o ser humano vive em busca de paz, não é algo que dependa somente da gente como diz no poema, mas é algo que sempre vamos procurar. Achei lindo, gostei bastante.
    Quando puder passa lá no blog, vou adorar a sua visita!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Catia!

    Vim retribuir a sua simpática visita ao meu cantinho! Respondo sempre aos comentários lá.
    Conheço um pouquinho do trabalho do Silvio. Gostei muito de ler mais esta obra prima!
    Parabéns pelo poema!
    Voltarei mais vezes.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  8. paasando para desejar um feliz fim de semana adorei o post bjs saude

    ResponderExcluir
  9. Ha sido hermoso leer a Silvio y muy hermoso leer tu poema. Encantado de haber pasado por aquí. Me alegró tu visita y mucho más saber que te encuentras bien después de este maldito COVID19. Aun, debes de escribir muchos poemas amiga, este mundo necesita hablar en poesía, para hacer un mundo mucho mejor.
    Un abrazo.

    Foi lindo ler o Silvio e muito lindo ler o seu poema. É um prazer ter passado por aqui. Fiquei feliz com sua visita e muito mais em saber que você está bem depois desse maldito COVID19. Mesmo assim, você deve escrever muitos poemas, amigo, este mundo precisa falar em poesia, para fazer um mundo muito melhor.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. A poesia é uma companhia para quem tem a felicidade de viver no mundo
    Gostei

    ResponderExcluir
  11. Sensacional o texto acima. Parabéns ao Afonso. E parabéns pelo poema também, não viver de poesia... mas viver poesia, isso sim.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do texto do Silvio e do teu jardim. Gosto de plantas e de vez em quando sinto necessidade de mexer na terra, Vivo em apartamento, mas tenho uma varanda com muitos vesos e há duas semanas entretive-me a tratar deles, Estamos no inverno e em confinamento e precisamos de fazer certas coisas para preservarmos a nossa saúde mental; mexer na terra ajuda muito
    Quanto ao teu poema, comcordo, fazer poesia parece dificil, mas há quem diga que podemos vê-la
    e senti-la nas pequenas belezas do nosso dia a dia. Também eu, Amiga, só quero a minha vida simples, em paz, comigo mesma e com os outros; vivemos em sociedade e para termos essa paz precisamos de respeitar tudo e todos . Estamos a viver tempos dificeis e mais do que nunca é preciso que sejamos solidários com todos, pois há muita gente a sofrer em todos os aspectos, financeiros, mentais e de dores imensas por tantos familiares e amigos perdidos. Obrigada por este belo momento, querida Amiga! Desejo-te saúde a ti e aos teus. Beijinhos e boa noite
    Emilia

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.