Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Con Versa sobre Mãe - Com Canção - Com Versos

 
Con Versa sobre Mãe

Não gosto de escrever sobre efemérides, 
acho obrigatório e cansativo, confesso.
Todavia resolvi aproveitar o meu momento 
de vida e reunir palavras em uma conversa sobre Mãe.
Sem perceber estava me tornando o que sempre 
foi meu maior receio: Cumprir obrigações.
Pois na verdade mãe é entendida como alguém assim, 
e ela mesma acaba acreditando que não tem jeito...
Ledo engano pois antes de sermos Mães, 
somos Mulheres e antes de sermos Mulheres, 
somos Ser Humano.
E é isso que me deixa perplexa: a ideia que  mãe é 
sobrehumana o que a transforma em subhunana.
Isso sim é CRUEL.
Ter nascido e ser Mulher já e complicado de tal forma que 
na história há relatos que não tinha nem alma. 
Depois não tinha direito a voz e nem a votar.
A ideia que ficou é somente o do dever de ser Mãe 
e ser agradecida pela dádiva da maternidade 
e de que Mãe se sacrifica, se submete e só.
Pera aí! NananinanaNão.
Somos um Conjunto a partir de sermos Humanas.
Eu por exemplo não idealizei ser Mãe, se não fosse 
eu não seria infeliz por isso eu nem adotaria, 
contudo fui agraciada com a Maternidade, 
sou grata por isso mas não abro mão
 de ser o Conjunto.
Mas confesso que houve um longo 
tempo que baixei a cabeça e deixei 
a vida seguir... só seguir e aí eu já era Avó, 
o que também não ajuda no esclarecimento 
da mente, pq fica tudo ali dentro da Família.
Outro dia me amigo fez aniversário, liguei para felicitá-lo
 e ele me falou uma dúzia de verdades, porém
 o que ele não sabia é que eu já tinha tomado minha 
decisão de cuidar da minha vida.
 Ouvi tudo que ele me disse, não discuti ou discordei,
 mas fiquei contente de estar na direção certa.
Em 2007 por questões particulares eu deixei de atuar 
na minha principal área de trabalho que é nas Artes Cênicas, 
onde atuava como Teatróloga, Diretora Artística, 
Diretora de Elenco e Diretora de Produção. 
Não sou especial e nem mais que nenhuma
 outra pessoa por desempenhar essas profissões, 
fui escohida por elas. 
A verdade é que Virei as costas para tudo isso em 2007 
e migrei para a área de Literatura como Poeta, 
Escritora e Editora. Foram ótimos anos. 
Com a pandemia tudo parou e me acomodei como 
Dona de Casa e Esposa, Mãe e Avó. 
Nada contra porque amo tudo isso, 
amo mais do que deveria. Porém é pouco demais. 
Depois do lançamento em Petrópolis,
 dos problemas na volta, das cirurgias do meu esposo
e a recuperação que é lenta e do falecimento súbito 
do meu cunhado, levei um choque  de alta voltagem
 e minha cabeça parece que voltou a funcionar. Ufa!
Voltei a me ver como o Conjunto: Ser Humano, 
Mulher, Profissional,
 Esposa, Mãe e Avó e me permiti a voltar a
 exercer minhas funções profissionais na íntegra.
Minha decisão não é especial, não é importante 
para ninguém: somente ncessária para MIM.
Estou compartilhando nessa Conversa para me 
expressar e dizer que ser somente Mãe e pouco 
para qualquer pessoa que nasceu para ser o CONJUNTO.
Sou grata ao meu amigo por ter me confirmado o que 
eu já havia constatado e decidido, ele me conhece
 um pouco e deve até ter estranhado eu não rebater
 nada e apenas ouvir.
Feliz dias para Todas e Todos, pois sendo Mulher 
ou Homem nascemos para Ser INTEGRAL 
ou seja o CONJUNTO.
Bjins
CatiahoAlc./ReflexodAlma

                                  Com Canções que Eu Gosto de ouvir



Com Versos

PEQUENOS ROSTOS

São tantos pequenos rostos
São tantos pequenos traços
São tantos infindos poros
São rostos alegres ou tristes
São traços de amor ou ódio
São poros que exalam os odores da vida
             São rostos
                  São traços
                           São poros
                               Visíveis
                                     Presumíveis.
Mas os corações são mistérios enterrados
E as almas prisioneiras invisíveis.
Ah! Se...
Se... se pudesse trazer à tona
Os corações e as almas...
E torná-las visíveis
Presumíveis
Então o mundo seria diferente
Feliz.
             Com rostos e traços
                        Trazendo pelos poros
                            O restante do bendito
                                Hálito da vida.
Então...
       Seriam...
              Muitos rostos felizes!
                   Muitas almas cristalinas
                                Muitos traços
                                       Realçados
                                          Trans... pi... ran... do
                                                       Res... pi... ran... do
                                                                      VIDA!
                                                                         Catiaho Alc/Reflexo d'Alma






11 comentários:

  1. Publicação deslumbrante que me fascinou ver e ler.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. A Sua publicação é genial. Obrigada pela partilha! :))
    -
    Cheira a verão, numa primavera apressada

    Beijos, e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito linda homenagem.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante Cátia, quase uma biografia poética.
    Feliz dia das mães mulher poeta e linda!
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  5. Cátia minha querida, gosto dessas tuas conversas, acho que estás coberta de razão, evoluir como cidadã, como profissional que escolheu alguma coisa para fazer, sim. Os filhos crescem e tomam seus rumos, os netos também, todos querem se realizar, ser mãe não é profissão! Criamos filhos sabendo que não serão nossos, serão da vida. Podemos e devemos ser mães e outras coisas que escolhermos. Estamos no século 21. E temos apenas uma vida.
    Gostei muito do poema.
    Beijinho, Feliz Dia, querida! E segue a vida!

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Catiaho, que lindo seu texto/poema que diz muito de você e acho isso muito bom, pois a Vida é única e para sermos felizes de verdade temos de ser como dizes, "o conjunto, ser mãe, ser profissional, ser mulher, ser humano", enfim...
    Eu digo aos meus filhos que sou amiga deles, amiga dos netos, amiga sempre sem taxação de mãe, sem nada que aprisione, viver leve já há imensa afetividade com todos, viver e deixar viver!
    Abraços sempre apertados e para não fugir da data festiva, deixo meus votos de lindo Dia das Mães lindas assim como és!

    ResponderExcluir
  7. Ser mulher dá trabalho. Ser Mãe é o amor se manifestando. Gostei dos seus textos de homenagem à Mãe. Que o seu dia seja bem passado. Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Festejámos ontem em família.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.