Espalhados Espelhando

Translate

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA

LEITORESAMIGOS, Vocês já devem ter notado que as Publicações no Espelhando são compostas de mais de um item: Um Texto - Uma Can Cão - Uma Poesia - Imagens. Deixo claro que: 1- Sou a única responsável pelas publicações e seus conteúdos. 2- Os Itens das Publicações é para que CADA UM AMIGOLEITOR POR FAVOR SÓ LEIA O QUE DESEJAR: OU O COM TEXTO E/OU CON VERSA) OU A POESIA (COM VERSOS) OU OUÇA A MÚSICA (CAN ÇÃO) OU AS IMAGENS (FOTOS). CONTO COM A COMPREENSÃO DE VOCÊS QUERIDOS LEITORESAMIGOS CatiahoAlc.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Com História ( ficção) em Versos do Lero Lero - Com Canção Pensa no Filhote do Filhote - Con Versa (real)

 

  

 


Texto Argumento ficção
para um Futuro Livro Infantil
Se puderem me digam o que acham dessa 
minha ideia desejo?


 
 
 Lero Lero
 
Lero Lero
    Resolveu ser hora
               De sair do Ninho.
                       A mãe Dona Lira Lira
                          Explicara
                                Faltar pouco.
                                     Mas sem  dizer                                                                                                        o                                                       
                                            quanto
                                                    Saiu pra
                                                                  buscar
                                                                        comida.                                                                                                                                            
   Lero Lero
               Nem pensou dias vezes,
                            Bem devagarinho
                                    Foi chegando
                                         Pra beira     
                                                   do                                                                                                                               ninho.                                                                                                                                                         
Sem se equilibrar direito
                  Tentou abrir suas asinhas
                      Mas desajeitado como ele só
                             Se desequilibrou
                                            E caiu
                                                   Laaaaaaa
                                                       De cima da arvore de abricós.

Tentou firmar  voo
                  E não conseguiu.
                         Por sorte havia uma
                               Janela aberta
                                   E com uma cortina verde
                                              Bemmm
                                                     Fininha.
Lero Lero
      Não pensou duas vezes
              Só dava pra se jogar nela
                             E foi o que fez
                                Assustado
                                      fechou os olhinhos e
                                                                 Pafthi!
Não sabendo de onde
                       Surgiram duas mãos que
                                 o pegaram
                                     e abrindo a cortina verde
                                              se viu posto na floreira  
                                                                daquela janela.
De lá ainda com o
                      coração aos
                                    pulos,
                                           grato
                                              encheu-se de coragem
                                                           e se fixando  no objetivo
                                                                                   voou de volta
                                                                                      ao ninho,                                                                                                                               sua                                                                                                                           casa.
Aonde certamente
                     Só mais tarde
                             Contaria essa sua
                                          aventura  travessa
                                                              a mamãe
                                                                      Lira Lira.


CatiahoAlc
040300151515
04032015

Com Canção                                                                                                           Pensa no Filhote do Filhote

 
Con Versa
realidade

Sobre Filhotes
 
Moro em uma área urbana rodeada de  prédios, condomínios,
praças, escolas, amplo comércio e muitas árvores propícias para que pássaros de várias espécies vivam e se reproduzam.
Temos sob nossa responsabilidade por ser 1,° andar, um pequeno jardim, lá cuidamos de flores, folhagens, temperos e 3 frutíferas pequenas. De de nossas já elas podemos observar tanto o jardim quanto as árvores lá fora. Já pela 3a vez um casal de Sabiás resolveram fazer seu ninho bem na entrada do prédio onde moro. Das 2 1as vezes eu só observei sem envolvimento, entretanto dessa vez acompanhei desde o arrumar do ninho, a postura e chocar dos ovos e o desenvolver dos filhotes. 
Fui até o ponto em que há 2 dias ao passar pela portaria observei o ninho vazio, um dos filhotes na grade lateral, outro na aceroleira, outro no fio de energia e o casal de pais na outra grade supervisionado. Fiquei preocupada com o que estava mais no baixo, pois na vizinhança há gatos... Todavia mal piquei e ele voou para a aceloreira e logo todos 5 se reuniram no mesmo lugar.
Conclusão: O Ninho ficou vazio e os pássaros seguiram a vida deles e desapareceram, isso é: até a próxima Ninhada e ocuparem o mesmo espaço pela 4a vez!
Então AmigosLeitores a Vida seja na área Urbana/Cidade ou no Interior/Campo tem essas belezas, basta que tenhamos o Olhar pronto para nos Encantarmos.
CatiahoAlc.





17 comentários:

  1. Já são vários anos seguidos que os pássaros que andam em volta de minha casa vão nidificar na minha varanda.
    Os ninhos, ainda que vazios, continuam por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Eu adoro conferir no
      dia a dia o cuidado que
      eles tem um com o outro e com os filhotes até voarem, pelo menos as Sabiás.
      Bjins e grata por vir
      ler aqui.
      ✨💌✨

      Excluir
  2. Cada ves gosto mais da sua poesía, Catiaho, cada vez suena melhor y se ve mais...

    ResponderExcluir
  3. Um encanto que certamente alegrará não só gente miúda, mas muita gente grande, assim como eu.
    Sua imaginação é criatividade é deliciosamente encantadoras , Cátia. Parabéns!!!
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ✨Maria Lúcia,
      É bom ouvir
      sua opinião.✨
      Bjins✨💌✨

      Excluir
  4. De uma olhada na caixa de spam, amiga. Penso que meu comentário caiu lá

    ResponderExcluir
  5. Acho que vai ser um livro infantil , muito amoroso, para miúdos e graúdos.
    Gostei muito da música, nao conhecia.
    Uma publicação deliciosa.
    Deixo abraço , agradecendo a passagem no Parapeito e dizendo uma coisinha pequenina :) Não me chamo Ana...mas podia :)
    Brisas doces **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ✨Querida Maria Lobos,
      Obrigada por vir
      e especialmente por não.se zangar comigo por meu
      descuido.
      . Sua opinião a respeito
      do livro e que bom que
      apreciou a canção.
      Bjins de gratidão ✨💌✨

      Excluir
  6. Mãos à obra, Cátia. E arregalar os olhos para o que nos cerca. Como se ensinava o mestre Guimarães Rosa: é ouvir e ver.
    Bom domingo,
    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Gostei da "lengalenga" infantil e do texto que escreveu com uma chamada de atenção para o que a Natureza nos oferece.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Sabe Cátia, que ao ler enternecido seu pequeno conto me ocorreu um poema de Miguel Torga que me diz muito nas entrelinhas, e que a seguir coloco.:
    Sei um ninho
    Sei um ninho.
    E o ninho tem um ovo.
    E o ovo, redondinho,
    Tem lá dentro um passarinho
    Novo.

    Mas escusam de me atentar:
    Nem o tiro, nem o ensino.
    Quero ser um bom menino
    E guardar
    Este segredo comigo.
    E ter depois um amigo
    Que faça o pino
    A voar...
    .
    Claro que sim, mesmo na cidade podemos, se atentos, ver o que da natureza ainda resta a envolver os humanos e, tanto de bom pode daí retirar-se para tornar mais sã e humanizada a vida das pessoas.
    .
    Todos os anos, o mesmo casal de pardais, faz ninho num intervalo de telhas da moradia de um vizinho e de meu sótão consigo apreciar e acompanhar desde o refazer do ninho até que os filhotes mais tarde abalam já crescidotes, é uma delícia.
    .
    Boa escrita com criatividade, pequenos e graúdos irão gostar, força aí!
    .
    😘 e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ✨Guma!
      Que bom que retornou!
      Adorei os versos, são
      mesmo um pouco do
      que sentimos ao acompanhar
      a jornada dos pássaros.
      Aprendo e só não guardo
      segredo pois eu e meu esposo
      mostramos ao vizinhos que ficam tão
      encantados com nós.
      Temos uma neta de 5 anos que nós visita e ela sim
      faz como o menino da poesia: guarda segredo.
      Bjins de gratidão por.suas palavras Guma
      ✨💌✨

      Excluir
  9. Ficou muito bom, Cátia, acho que tens muito jeito. Não desistas desse sonho.
    Realmente, os pássaros são mais apreciados nas áreas urbanas...

    A minha gratidão pelas palavras de incentivo e carinho que deixaste no meu blog. Abraços
    ~~~

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.