Espalhados Espelhando

Translate


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Con versa sobre Fases&Situações Série Passando a Limpo O depois? Ah! O depois é depois. - Com Canção - Com Versos - Com Imagens

 

Con versa sobre Fases&Situações
Serie Passando a Limpo
 
 


O depois? Ah! O depois é depois.

Estou em uma fase muito boa da minha 
vida, mas ainda me adaptando com a
 idade que cobra um pouco mais d
cuidado no dia a dia. Até os 60 não 
tive nenhuma questão com a minha 
saúde. Sempre fui mulher forte de mente 
e de corpo (saúde).
Depois da malfada covid, fiquei como 
se começasse a esquecer pequenas coisas, 
e datas; fiquei emotiva exageradamente
e como já narrei aqui passei a não ligar 
ou receber ligações  de amigos ou 
familiares mais distantes (geograficamente), 
pois minha voz embarga e não consigo 
mesmo falar e logo choro e desligo.
ser desfeita ou pouco caso. 
Já aconteceu de ficarem chateados, achando
Há pouco tempo a pressão que sempre 
a doutora me prescreveu 20 minutos diários
de sol. De Sol doutora? Mas não faz mal? 
Ela disse: Dona Catiaho, diante dos exames 
da senhora que mostra que a vitamina D está 
no chão, é o mínimo posso prescrever.
devem sofrer as pessoas que não aceitam
envelhecer, que não aceitam as rugas e 
ficam tentando enganar os outros e a 
si mesmos com subterfúgios.
Depois foi a necessidade de caminhar 
para equilibrar um tal colesterol que  nem 
sei se é o bom ou o ruim, tem nome, 
mas tenho mais o que fazer que aprender 
nome desse dito. foi normal 
bagunçou geral, como faço acompanhamento
com médico da família do posto no SUS, 
que aqui onde vivo; funciona de verdade; 
foi no posto mesmo que viram a bagunça da 
pressão e da glicemia, já me vi saindo 
do consultório com receita direto para 
a farmácia e saindo de lá com um cacetão 
de remédio de uso continuo: pressão e coração,
e para comprar: 3 injeções de B12
Mediante essa realidade  cheguei a conclusão
 que a 3ª idade chegou para mim, e se 
quero viver bem, vou precisar me cuidar 
e continuar a caminhar, dançar, fazer yoga, 
o taichi e tomar banho de mar sempre.
 Ah sim, quero estar bem para de vez 
em quando, eu quero poder
 tomar minha  bebida (cachaça, cerveja ou 
vinho ), quero também comer 
meu torresmo e minhas comidas que
 extrapolam a legumes e grãos.
Quero viver sem pressa, curtir: meu par de 
43 anos de vida juntos, meus filhos e netas,
quero cuidar das plantinhas nas minhas 
janelas e quando juntar a família quero 
ter saúde e força para estar alegre e receptiva 
absorvendo cada segundo. Aliás nesse 2024 
minha família (Irmãs e cunhado e sobrinha)
 virá/ão passar comigo o Natal, 
meu aniversário dia 30/12 e o Ano Novo! 
Além disso quero 
estar bem para ter o prazer de receber 
os amigos que vem até Pasargada para 
estar comigo e com minha família durante 
o ano. Sinto que viajarei cada vez menos para
fora de Pasargada: fato.
A Minha parte estou fazendo e cumprindo 
a risca o que me cabe.
Porque o depois é depois, não é mesmo?
Então bora viver um dia de cada vez da 
melhor forma possível.
CatiahoAlc
.
 Com Canção
Capital Inicial




Serie Passando a Limpo
Com Versos Fases&Situações
 
Cada dia é um dia
 
Cada dia é um dia
E traz consigo suas questões
Cada momento define
Como a vida nos dá ou não razão
 
Um dia estamos alegres
E no outro a tristeza vem
São  tantas demandas da vida
Que até parece um vai e vem
 
Eu que creio na poesia
Nos escritos que sempre nos vem
Vou ledo e relendo
Aprendendo a lição que sem pesar
A nós sempre vem
 
Sou Poeta e profetizo
Que a vida boa nos convém
Pois é essa nossa herança
Que a cada dia de Deus nos vem
 
CatiahoAlc./Reflexod’Alma
Entre sonhos e delírios

Com Imagens 
Em Pasargada é assim 
da janela do meu quarto



17 comentários:

  1. Que lindo!
    Cada dia ´pe um dia e aprendemos que temos que caminhar, pegar sol, fazer o que bem nos faça ao coração.
    Assim vivemos o hoje e o amanhã? Será AMANHÃ! Vivamos o hoje, sem sofrer com antecedências!
    beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Chica!
      Assim vamos nos
      renovando em
      esperança e alegria.
      Como diz meu esposo:
      Ah o amanhã? O amanhã
      chegará quer
      queiramos ou não, conosco
      ou sem.
      Bjins de gratidão.

      Excluir
  2. Publicação poética, emotiva, intensa, profunda, que muito gostei de ler.
    .
    Deixando votos de felicidades.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rik@rdo!
      Sempre é bom
      quando você vem
      Bjins💕

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?

    Gostei do poema e do relato. Não gostei de saber desses probleminhas que nos aparece depois dos 60. Você não me parece alguém que não toma sol...mas enfim, sol faz bem, moderadamente. Eu tomo sol todos os dias uns 15 minutos pelo menos. Caminhar, se movimentar, fazer o que se gosta, é a base da receita para uma vida legal. Ano que vem eu chego aos 60 e espero adiar ao máximo esses probleminhas da terceira idade.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Edu.
      É bom saber viver pois
      vamos aprendendo
      sobre nós mesmos
      e nossa limitações.
      Quando a necessidade de
      tomar sol, é por
      conta de um 2022 muito
      difícil no
      qual fiquei presa
      as questões de casa.
      O tempo doa sua a dia
      me tomou a liberdade de ir
      até a praia
      que ficava a 3 ruas de casa.
      Sei que não é desculpa, mas eu preferi cuidar dos
      meus de perto.. Também
      não levei os exames a dra.
      mesmo prontos levei um ano
      para levar. Então praticamente
      a minha carência de sol vem de um ano ou 2022.
      Quando retornei a consulta em 2024, levei esses exames e ela pediu novos.
      Estou bem melhor mas pagando o preço.
      Em fim.
      Abraço de gratidão por essa conversa.

      Excluir
  4. Pois é, a idade chega pra todos. Eu já tomo vitamina D e ferro que finalmente chegaram na normalidade. Sim, cuidando da pressão também. Boa sorte e se cuide! Obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  5. Lindo poema. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Viver intensamente.
    Porque a finitude é a nossa únicxa certeza.
    Estou a viver esse drama com o meu pai.
    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Veo que tenemos algo en común bajos los índices de vitamina B12 y a vueltas con el colesterol aunque en esto mi colesterol total me viene dando alto pero me compensa que me da alto el conocido como bueno o HDL y normalizado el malo o LDH, bueno hasta la ultima analítica que debieron bajar el listón que con los mismos niveles me dio la doctora un tratamiento de tres meses regularizándose, yo sigo un régimén y espero que la próxima siga bien. Aquí tenemos un dicho que si a partir de los cincuenta no te duele nada es posible que estés muerto y que cierto es rara la persona a la que no duele nada a partir de esa edad.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Hola querida amiga....así es la vida, cada día una lección nueva por aprender, nos trae algo y se lleva algo...así nos pasa la vida, menos mal que aprendemos de ello, me ha gustado muchisimo leerte, gracias por visitar mi blog
    Un beso

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, são esses pequeninos cuidados que você faz no seu dia a dia que prolonga a longevidade e te faz se mais feliz. Tomar sol é muito bom, um excelente conselho do médico, assim como fazer os exercícios que você já faz regularmente. Para melhorar minha saúde física e principalmente mental aderi ao ciclismo e agora pedalo de Vitória a Vila Velha. É uma grande aventura! Foi o maior investimento que já fiz na saúde!!
    Parabéns pelo lindo poema!!
    Beijos de Adriana!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, amiga Cátia, o seu poema, sobre a vida, contém grande dose de realidade,
    como viver em paz em contato com a natureza. É a vida que se quer.
    Parabéns!
    Beijo e uma ótima semana, com muita paz.

    ResponderExcluir
  11. Minha mulher toma 20 comprimidos por dia. Só de diabetes são seis. Lendo seu texto, me lembrei da música "Monsieur Binot, composto e gravado há muito tempo pela Joyce. SE ainda não conhece, sugiro que ouça. Olha o link aí. https://www.youtube.com/watch?v=fb_q6crATYc

    ResponderExcluir
  12. Há imensos velhos com apenas vinte e poucos anos; mas consigo vislumbrar idosos com essa tal juventude que os de hoje despresam ou despresaram.
    Um Post que dá para viver mais alegremente que a triste figura dos sábios.
    Parabéns Catiaho.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  13. Minha Amiga, o melhor é viver cada dia o melhor possível. A idade vai trazendo alguns problemas. Nada que não se resolva. É só preciso cuidado. O resto o gosto de viver resolve.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Que bom que veio, fique a vontade e o quanto desejar.
Se apenas ler; eu gosto. Se comenta: eu adoro!
Volte sempre para os
Bjins e Abraço entre sonhos e delírios
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
https://frasesemreflexos.blogspot.com
https://aprendendocomelessempre.blogspot.com/


Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA

Venho aqui e Olho pro amanhã dessa forma: com ALEGRIA e com ESPERANÇA
Já caminhei muito tempo sem me dar conta do quanto é importante o que eu sei, quero e posso. Passei muio tempo dando prioridade a todos ao meu redor. Daqui pra frente meu olhar obedece a uma nova perspectiva, pois minha palavra de ordem é ALEGRIA.Não quero e não vou viver mais um segundo sem esse ingrediente essencial.. Experimentem e depois de contem o resultado. CatiahoAlc, terça feira 05 de janeiro de 2015

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Lançamento Duplo Parceria&Poesia

Lançamento Duplo  Parceria&Poesia
Escritores Catiaho Alc. e Silvio Afonso

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DO BLOG ESPELHANDO

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:

Aos que por aqui passaram e passarão minha gratidão e...:
Esse não é o final da nossa historia, mas sim o marco de uma parada

.

.

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Livros com suas tiragens ESGOTADAS

GALERIA DA MINHA SAUDADE DE SERES QUE DEIXAM SEUS BLOGS COMO LEGADO

HÁ SERES QUE FAZEM FALTA NO NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL. ELAS DEIXAM DE PUBLICAR POR VÁRIAS RAZÕES ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. ENTÃO NESSE TÓPICOE EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

Ei!

O que estou escrevendo aqui NÃO É PESSOAL E NÃO SE

REFERE A NINGUÉM DA VIDA VIRTUAL E SIM DOS MEUS VIZINHOS

DE BAIRRO, OK?

Escrevo aqui para me expressar somente. Penso que estamos vivendo mais um dia e que devemos ser gratos a Deus e aproveitarmos todo aprendizado que esse dia nos trouxer. Devemos: usar máscara, mesmo os já vacinados , usar álcool gel, lavar as mãos ao chegarmos da rua, deixarmos os sapatos do lado de fora até serem limpos, evitarmos contato físico com pessoas que não vivem no mesmo recinto, evitar viajar (sem ser necessário) viajar a lazer nem pensar, não é hora de lazer, ainda que secos para tal estejamos. Eu ando com muita saudade dos meus amigosafilhados, das minhas irmãs e meu cunhado e de ver minha casa no RJ que está fechada desde janeiro de 2020, quando lá estive. Uma coisa tem me chamado muito a atenção: Parece que já terem sido contaminados e terem sobrevivido e a possibilidade da vacina, já deu a algumas muitas pessoas a ideia de estarem totalmente livres de contaminação, bem como os que já tomaram a vacina e passaram a ficar descuidados. Isso me preocupa muito. Estou reclusa em casa com meu marido e filho caçula há mais de 1 ano, vejo muito pouco meu filho mais velho, esposa e filhas que moram na cidade vizinha. Detesto não me sentir livre para ir e vir e mesmo para caminhar na orla que fica ha 3 ruas da minha casa. Vamos resistir mais um pouco, vamos preservar nossa saúde física e mental o mais que pudermos. Por hoje é o que eu penso; caso entendam que eu esteja errada: me perdoem. Bjins de bons dias a todos. CatiahoAlc.

.

.

Imagens do Lugar que Amo

Imagens do Lugar que Amo

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

IMAGENS DO MEU LUGAR

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo

Selo Parceria&Poesia Lançamento Duplo
Escritoras Mary Trabach e CatiahoAlc.


.

.

.

.

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

IMAGEM DO NOSSO LUGAR

.

.

GALERIA DA MINHA SAUDADE

MINHA HOMENAGEM A SERES QUE FAZEM FALTA NO MEU/NOSSO DIA A DIA, MESMO NA VIDA VIRTUAL, NÃO É UMA HOMENAGEM SOMENTE IN MEMORIAM, MAS HÁ SERES QUE POR MOTIVOS AVERSOS DEIXARAM DE PUBLICAR; ALGUMAS VEZES POR VONTADE PRÓPRIA E OUTRAS NÃO. UMAS SABEMOS O RAZÃO E OUTRAS NÃO. REFORÇANDO: NESSE TÓPICO EU QUERO REGISTRAR A FALTA QUE FAZEM AO DIA A DIA DESSA MULHER POETA. ESSE É MEU JEITO DE REGISTRAR O QUE SINTO. CatiahoAlc 29 DE ABRIL DE 2021


.

.

.

.

.

.

E o Tempo segue adiante...

E o Tempo segue adiante...

.

.



ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor José Maria Sousa Costa

Verdade

Verdade

.

.

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia
Escritor Gilmar Sousa

Deixo aqui minha sugestão de palavras não muito usados e poderão abrilhantar nossos escritos.

Trambolhões masc. plu. de trambolhão tram·bo·lhão (trambolho + -ão) substantivo masculino 1. Queda ruidosa ou aparatosa. = BAQUE, TOMBO, TRALHO 2. [Figurado] Estado de degradação. = DECADÊNCIA, DECLÍNIO 3. [Figurado] Contratempo inesperado. = ADVERSIDADE aos trambolhões • Rebolando durante a queda. • [Figurado] Desordenadamente. andar aos trambolhões • [Figurado] Passar por grandes dificuldades. Palavras relacionadas: cambalhota, palhaça, espalhanço, boléu, rebolão, queda, tombo. "trambolhões", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trambolh%C3%B5es [consultado em 06-01-2022].

.

.

.

.

Aconteceu e foi perfeito.

Aconteceu e foi perfeito.

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

ACONTECEU E FOI MARAVILHOSO!

Selo Parceria&Poesia

Selo Parceria&Poesia
Escritor Silvio Afonso

Minha Leitura Atual

Minha Leitura Atual
Sugestão do Clube do Livro por Antonio Fagundes - Podercast

Parceria&Poesia

Parceria&Poesia

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Eu sempre entre meus sonhos realizados e meus delírios incessantes...

Amigo Rubens,

Amigo Rubens,
Sou e serei grata pra sempre por ter me apontado a direção as 12:22hs dessa 6a feira, quando me ligou; um pouco antes de nos deixar e seguir...Sentirei sua ausência, farei minha parte. Catiaho Alc.